Impacto do fechamento de fábricas da Ford no Brasil é tema de solenidade na Alesp

Evento teve a participação de autoridades, trabalhadores e representantes de classe
20/01/2021 17:29 | Evento | Luiz Rheda - Foto: Reprodução Rede Alesp

Compartilhar:

Ato Solene contra o fechamento da Ford no Brasil em ambiente virtual <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2021/fg259940.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Teonilio Barba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2021/fg259941.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Professora Bebel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2021/fg259942.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcia Lia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2021/fg259951.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Fiorilo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2021/fg259952.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sidivaldo Borges<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2021/fg259944.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Miguel Tomas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2021/fg259945.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vicente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2021/fg259947.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Wagner <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2021/fg259946.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cláudio Batista <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2021/fg259943.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene contra o fechamento da Ford no Brasil em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2021/fg259948.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene contra o fechamento da Ford no Brasil em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2021/fg259949.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene contra o fechamento da Ford no Brasil em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2021/fg259950.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em um ato solene realizado na manhã desta quarta-feira (20/1), deputados, presidentes de sindicatos e trabalhadores discutiram as consequências, para o mercado do trabalho e para a economia, do encerramento das atividades da Ford no Brasil. O evento, realizado em ambiente virtual, foi presidido pelo deputado Teonilio Barba (PT).

Este mês a montadora americana anunciou o encerramento da produção de veículos no Brasil, com o fechamento de fábricas nas cidades de Taubaté, em São Paulo, Camaçari, na Bahia, e Horizonte, no Ceará.

A decisão faz parte de um movimento iniciado pela empresa em fevereiro de 2019, quando foram encerradas as atividades da planta de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, episódio que foi relembrado pelo deputado Teonilio Barba (PT), organizador do evento.

Durante sua fala, o parlamentar disse que é preciso debater o papel dos governadores e prefeitos em situações como essa.

"As autoridades precisam agir porque o impacto no mercado de trabalho é maior que o noticiado. Além dos empregados que são registrados pela empresa, esse fechamento também vai afetar terceirizados e prestadores de serviço, que são responsáveis por alimentar a cadeia produtiva das fábricas", explicou.

O deputado Emidio de Souza (PT), um dos proponentes da solenidade, disse que o fechamento das fábricas é importante para discutir os impactos da desindustrialização do país, que, na sua opinião, tem ocorrido de forma acelerada nos últimos anos.

"A desindustrialização do Brasil é algo que nos persegue há tempos, porque nosso país não adotou, nos anos recentes, uma política industrial consistente. É preciso haver um plano estratégico para reverter essa situação porque as consequências estão na nossa porta e são cruéis, como o desemprego em massa", afirmou, ao explicar que o que está acontecendo com a Ford hoje já aconteceu com outros setores e, a seu ver, afetará também novos segmentos da economia nos próximos anos.

Durante o evento, os participantes discutiram ainda ações para minimizar os impactos na vida dos empregados da Ford e medidas que possam reverter as consequências causadas pelo fechamento das fábricas. A organização de reuniões entre sindicatos e de manifestações em diferentes locais do país também esteve em pauta.

Presente na solenidade, a deputada Professora Bebel (PT) disse que a decisão da Ford reflete a política adotada pelo governo federal. "Vivemos um momento difícil para a economia do país e precisamos tem em mente de que isso é um problema do modelo de gestão adotado por um governo que não tem compromisso com os mais pobres, com os trabalhadores e com o desenvolvimento do Brasil", argumentou.

Além dos já citados, participaram da solenidade a deputada Márcia Lia e os deputados José Américo e Paulo Fiorilo, todos do Partido dos Trabalhadores. Também esteve presente o deputado federal Paulo Teixeira.

alesp