Câmara Municipal aprova criação do Parque do Bixiga


20/02/2020 06:43 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Projeto do parque<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2020/fg247130.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O sonho de José Celso Martinez Corrêa, um dos nomes mais importantes do teatro brasileiro, está a um passo de ser realizado. Em 12/2, a Câmara de São Paulo aprovou o Projeto de Lei 805/2017, que cria o Parque do Bixiga, uma área ecológica e cultural de 11 mil m² em torno do Teatro Oficina. O PL tem como um de seus coautores o vereador Celso Giannazi (PSOL).

Durante a década 1980, quando a arquiteta Lina Bo Bardi implantou o inovador palco em forma de passarela " com espectadores no nível da cena ou em plataformas superiores ", Zé Celso já imaginava seu teatro atravessando o janelão lateral de 120 m² para ocupar todo o quarteirão. E Lina compartilhou do vislumbre, criando esboços que previam a derrubada dos muros, integrando o espaço existente a um grande teatro de estádio.

Mas o mercado imobiliário tinha outros planos para o lote. No final da década de 1990, a área foi adquirida pelo empresário Sílvio Santos, que desde então vem buscando licença para construir três prédios de 28 andares, encaixotando para sempre o Oficina.

Desde que foi eleito vereador, em 2000, o hoje deputado Carlos Giannazi (PSOL) atua pelo reconhecimento de que o Teatro Oficina, enquanto patrimônio cultural e arquitetônico, deve ter seu entorno preservado. "Parabenizo Celso Giannazi e os outros coautores do projeto por darem continuidade a essa importante luta. Agora o PL vai a sanção de Bruno Covas. Esperamos que ele se posicione ao lado do povo, não dos especuladores."


alesp