Marielle Franco é homenageada na Alesp


20/03/2018 18:29 | Léo Martins Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Autoridades na solenidade do Prêmio Santo Dias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219063.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219064.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Bezerra Jr., Patrícia Bezerra, Samira Bueno Nunes e Renato Sérgio de Lima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219066.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clélia Gomes e Gil Freitas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219079.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Paulo Rillo e Débora Ferreira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219080.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Bia Pardi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219081.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luciana Dias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219082.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria de Lurdes Ferrreira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219083.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Minuto de silêncio por Marielle Franco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219084.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mundano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219085.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Oscar Vilhena Vieira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219086.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sonia Rainho e Marcos Martins<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219087.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Samira Bueno Nunes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219088.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Thiago Amparo, Oscar Vilhena Vieira e Carlos Bezerra Jr. <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219089.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A noite da última quinta-feira (15/3) foi de homenagens em memória da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, morta a tiros dentro de um carro na região central da capital fluminense, na madrugada do mesmo dia. A ativista dos direitos humanos recebeu uma menção honrosa de distinção, concedida pela primeira vez na história da Assembleia Legislativa de São Paulo.

A deferência foi concedida durante a entrega do Prêmio Santo Dias, que ho­me­na­geia personalidades que tra­balham em prol dos direitos humanos.

"É uma noite triste. Con­cedemos essa homenagem em reconhecimento à luta de Marielle, e apontamos para o futuro dizendo que quem tenta calar vozes que se levantam em defesa dos vulneráveis e oprimidos não vencerá. Neste caso, a última palavra da morte foi dada pela vida", disse o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alesp, deputado Carlos Bezerra Jr (PSDB).

Para o deputado Alencar San­tana (PT), a entrega foi mais um ato de resis­tência. "É uma data marcante e o país demonstra indignação. O prêmio à Marielle hoje não é apenas para ela, mas sim a todos que lutam em defesa da vida e dos direitos humanos", disse.

Outras personalidades ligadas aos direitos humanos foram homenageadas na solenidade. Uma delas foi o gra­fiteiro e ativista Mundano, membro do movimento Pimp My Carroça, que trabalha com questões de justiça social para os catadores de materiais recicláveis. "Essas pessoas fazem um serviço público há mais de meio século e não são remuneradas. O Poder Público não regulamenta essa função e eles não pos­suem di­reitos básicos que de­vem ser garantidos, como aposentadoria", declarou.

A diretora executiva do Fórum Bra­sileiro de Segurança Pública Samira Bueno Nunes apontou esse dia como simbólico. "O assassinato mostra os desafios que ainda temos para alcançar uma de­mocracia efetiva, capaz de garantir os direitos a toda a população".

Para o diretor e professor de direito da Faculdade Getúlio Vargas (FGV) Oscar Vilhena Vieira, vencer a desigualdade social é o maior desafio brasileiro. "Estabelecer uma polícia que seja a favor da população e não ameaçadora é crucial", disse.

Mundano, Samira Nunes e Oscar Vieira foram homenageados por indicação do deputado Carlos Bezerra Jr.

Sonia Pinheiro, ligada a mo­vimentos populares e de mora­dia, foi homenageada por solicitação do deputado Alencar Santana. "É preciso energia e conhecimento para su­perar o momento. Con­­ti­nuaremos es­sa caminhada", declarou.

Os deputados Clélia Gomes (Avante), Marcos Martins e João Paulo Ril­lo (am­bos do PT) também indicaram home­nageados na solenidade. Patrícia Bezerra, vereadora da capital paulista, esteve presente.

Essa foi a 22ª edição do Prêmio Santo Dias, maior reconhecimento da Comissão de Direitos Humanos da Casa, que já homenageou figuras como o ex-ministro José Gregori, o vereador e ex-senador Eduardo Suplicy, o jornalista Leonardo Sakamoto e o ativista Padre Roque.

alesp