Fundador da Embraer recebe homenagem e faz alerta: "brasileiro se coloca no final da fila"


20/08/2019 10:44 | Sessão Solene | July Stanzioni - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Leticia Aguiar e Ozires Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238351.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leticia Aguiar, Paulo João Cury, Ozires Silva	e Neide Pereira Pinto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238352.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Manoel de Oliveira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238353.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Manoel de Oliveira, Paulo João Cury, Leticia Aguiar, Ozires Silva, Neide Pereira Pinto e Carlos Ribeiro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238354.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Neide Pereira Pinto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238355.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ozires Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238356.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo João Cury<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238357.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ozires Silva e Neide Pereira Pinto	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238358.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rubens Herédia e Ozires Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238359.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tenente Nascimento, Coronel Telhada e Castello Branco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238360.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238361.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O engenheiro Ozires Silva comandou a criação, em 1969, da Embraer " um dos principais braços econômicos do país, que neste ano comemora 50 anos. O coronel, formado pelo ITA (Instituto Tecnológico Aeronáutico), também foi o responsável pela construção do avião Bandeirante - o primeiro desenvolvido e produzido por aqui. Além de colocar o Brasil na rota das produções dos melhores aviões do mundo, o paulista de 88 anos também foi ministro da Infraestrutura na década de 1990.

Empreendedor nato, Silva deixa um legado na área e afirma que por aqui é preciso acreditar mais em seu potencial. "O brasileiro não se leva muito a sério, se coloca no final da fila. Em São José dos Campos (interior paulista e berço da Embraer), nós acreditamos que podíamos ser grandes desde o início, com uma pequena equipe trabalhando muito forte no que imaginávamos e com muito carinho, porque queríamos fazer algo para que o nosso país pudesse crescer", declarou.

Por todo o serviço prestado ao Brasil e ao Estado, Ozires Silva recebeu a maior condecoração da Casa legislativa paulista: o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo. "Quero agradecer muito a concessão dessa homenagem que, segundo me consta, é concedida raramente. Estou muito grato", acrescentou emocionado.

A deputada Leticia Aguiar (PSL), nascida em São José dos Campos, exaltou a história e o legado do engenheiro. "Sempre tive como referência o trabalho dele na minha região. Fico feliz em poder homenageá-lo neste dia tão especial. Um homem com uma história brilhante que merece ser reconhecida".

O deputado Tenente Nascimento (PSL) também fez questão de ressaltar o legado histórico de Ozires Silva. "É uma linda homenagem ao nosso pioneiro da Embraer, de um homem que faz parte da história do nosso país".

"Ozires Silva é um imortal. O bem que ele trouxe para a indústria brasileira talvez nenhum outro poderá trazer", acrescentou o deputado Coronel Telhada (PP).

"Ele é um herói brasileiro, uma referência mundial na aviação. Ele conseguiu com que a Embraer seja a terceira maior fábrica do mundo e líder mundial em alguns seguimentos da aviação. Estamos diante de um ícone, que pensa muito à frente do seu tempo", celebrou o deputado Castelo Branco (PSL).

Atualmente Ozires Silva é chanceler da Universidade São Judas Tadeu e tem sete livros lançados, dentre eles "Rotas de um empreendedor" de 2014. São mais de 30 condecorações nacionais e 25 homenagens internacionais.

Embraer e Boeing

Em maio deste ano foi divulgado o nome da nova empresa em fusão com a Embraer, será a Boeing Brasil-Commercial. A negociação entre as fabricantes prevê a transferência de 80% da divisão comercial da brasileira à Boeing. Com a fusão, a sede da empresa passará para Eugênio de Melo e contará com um investimento de US$ 30 milhões na expansão da planta. A expectativa é que o negócio seja concluído até o fim do ano.

Nesta segunda-feira (19/08), no dia da comemoração dos 50 anos da Embraer, a empresa brasileira sinalizou com a manutenção de empregos no país. Segundo comunicado, são 18 mil trabalhadores no Brasil e, após o acordo, metade deles deve migrar para a nova empresa.


alesp