Governo Estadual sanciona lei do Roteiro Turístico do Peão de Boiadeiro

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
20/09/2021 13:16 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Sebastião Santos

Compartilhar:

Sebastião Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg274268.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Após ser aprovado pela Assembleia Legislativa, no mês de agosto, o Governo Estadual sancionou, na data do dia 15 de setembro de 2021, a Lei nº 17.395, de autoria do deputado estadual Sebastião Santos (Republicanos), que cria o roteiro turístico do Peão de Boiadeiro integrando os municípios de Barretos, Bebedouro, Colina, Monte Azul Paulista e Viradouro.

Sebastião destacou sobre a luta da PL protocolada em 2015, e que vinha buscando sua aprovação com êxito. "A rota boiadeira, agora, ganha musculatura e um caminho fixo na cultura regional, pois a participação das cidades de Barretos, Bebedouro, Colina, Monte Azul Paulista e Viradouro envolverá grandes atrativos turísticos na nossa região", comentou Santos, após saber da sanção.

O parlamentar também ressaltou a importância da rota boiadeira com a recém-inclusão de Barretos no ranqueamento de estâncias turísticas. "Barretos é hoje um marco regional com o turismo rural, festa do peão, além do turismo de saúde. O projeto viabilizará novas formas na geração de emprego e renda, e mobilidade urbana, transformando os principais pontos turísticos em ações em prol da população das cidades envolvidas", disse Sebastião.

O projeto, sancionado pelo Governo Estadual, traz a promoção de desenvolver a cultura caipira, proporcionando aos turistas uma rota histórica, cheia de tradições com comidas típicas, danças, músicas sertanejas, festividades, cavalgadas e apetrechos do interior caipira. Os municípios incluídos na lei poderão explorar o turístico local com parceria da cidade de Barretos - conhecido pela famosa festa do peão. "Nós não podemos perder um produto que é comercializado em muitos países e que nós temos aqui e não é divulgado", disse Santos.

A criação do Roteiro Turístico do Peão de Boiadeiro fomentará o desenvolvimento turístico regional, através da cooperação entre os municípios que o compõe, incentivando assim, os pequenos, médios e grandes empresários, bem como a participação de associações e dos cidadãos na promoção do turismo que gerará renda e inclusão social.

Principais setores econômicos que ganhará visibilidade e movimentação de trabalho estão inclusas às áreas de hotelaria, docerias, restaurantes, selarias, lojas de souvenirs, artesanatos, entidades e associações, que, de acordo com o deputado Sebastião, farão com que "toda a população se envolva e haja uma criação de renda e emprego pra essas pessoas", ressaltou o deputado.

Texto: Abrahão Hackme / Assessor de Imprensa - Deputado Estadual Sebastião Santos (Republicanos)


alesp