Vale do Paraíba poderá ter centro de transplantes de órgãos


21/02/2019 14:44 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Dr. Itamar

Compartilhar:


O deputado Dr. Itamar apresentou nesta semana à Alesp projeto de lei que autoriza o governo estadual a implantar no Vale do Paraíba um Centro Regional de Transplantes.

A ideia é instalar um hospital dotado de centros cirúrgicos e de tratamento intensivo e quartos para realização de transplantes de órgãos sólidos, como fígado, rins, pâncreas, coração e medula óssea.

A unidade deverá ser ligada à Santa Casa de São José dos Campos, que colocou à disposição uma área ao lado de suas instalações principais no centro da cidade.

Dr. Itamar justificou que "o pretendido centro contribuiria para desafogar a demanda de transplantes que se concentra na capital paulista, onde são atendidos pacientes de todo o país".

Além disso, parte dos trabalhos seria transferida para o interior e facilitaria o atendimento dos pacientes do Vale do Paraíba, ajudando a reduzir a fila de espera por transplantes.

O deputado ressaltou ainda que o Centro Regional de Transplantes de Órgãos "será de grande valia para a população, pois será um local onde os receptores terão atendimento adequado, contribuindo para a sobrevida dos pacientes e possibilitando a realização de outros tipos de transplantes".

Na região, apenas a Santa Casa é credenciada para transplantes de fígado e de rins. O serviço foi implantado com a participação do Dr. Itamar e um grupo de profissionais locais altamente capacitados.


alesp