Carta aberta pedindo ações efetivas de combate à Covid-19 é destaque na Tribuna Virtual

No Dia Mundial da Água, parlamentares avaliaram o impacto do desperdício para a economia
22/03/2021 16:27 | Tribuna Virtual | Mauricia Figueira- Foto: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Sebastião Santos na Tribuna Virtual <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263319.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sebastião Santos na Tribuna Virtual <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263320.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dr. Jorge Do Carmo na Tribuna Virtual <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263321.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dr.Jorge Do Carmo na Tribuna Virtual <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263322.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Fiorilo na Tribuna Virtual <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263323.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Fiorilo na Tribuna Virtual <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263324.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adalberto Freitas na Tribuna Virtual <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263325.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adalberto Freitas na Tribuna Virtual <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263326.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi  na Tribuna Virtual <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263327.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi  na Tribuna Virtual <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263328.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Carta de empresários sobre pandemia, Dia Mundial da Água e situação da doença no Estado de São Paulo foram alguns dos assuntos dos deputados estaduais paulistas na Tribuna Virtual desta segunda-feira (22/3).

Neste domingo foi divulgada carta aberta assinada por mais de 500 economistas, banqueiros e empresários cobrando ações do governo federal de combate à pandemia. Segundo o deputado Paulo Fiorilo (PT), a carta inclui quatro questões básicas: "vacina, incentivar o uso de máscara, implementar medidas de distanciamento social com coordenação nacional e criar mecanismos de combate à pandemia em âmbito nacional". Fiorilo criticou as comemorações realizadas pelo aniversário do presidente da República. "O Brasil ultrapassou 294 mil mortes e caminha esta semana para bater o número cabalístico de 300 mil mortes. Estamos vivendo um momento gravíssimo da pandemia, com falta de vacinas, falta de leitos de UTI, problemas com oxigênio e o que vemos é o presidente com suas bravatas. É o momento mais grave da pandemia e o presidente da República dando festa de aniversário", comentou o parlamentar.

Para o deputado Carlos Giannazi (PSOL) a Alesp deveria discutir projetos de lei sobre a pandemia. "A Assembleia Legislativa tem de reagir com veemência, votando projetos estratégicos, como o projeto de renda básica emergencial e o PDL 22/2020. Sem renda emergencial não dá para fazer restrição de pessoas. Faço apelo ao governo para que a Assembleia Legislativa seja protagonista para salvar vidas".

Dia Mundial da Água

Nesta segunda-feira comemora-se o Dia Mundial da Água. A data foi mencionada pelo deputado Dr. Jorge do Carmo (PT). "Sem energia elétrica você sobrevive, mas sem água não. Ainda existem milhões de famílias sem água potável na residência, isso por falta de políticas públicas. Água não é negócio, é fonte de vida, não podemos concordar com qualquer tipo de ameaça de privatizar a Sabesp, uma empresa que deveria ter o olhar sempre para o social e não para o capital", argumentou o deputado.

A data também foi lembrada pelo deputado Sebastião Santos (REPUBLICANOS). "Uma pesquisa do Sistema Nacional de Informações constatou a perda de 6,5 bilhões de metros cúbicos de água no ano de 2018. Esse foi o ano base para que houvesse esse estudo. Hoje perdemos 7,1 mil piscinas olímpicas por dia. Isso significa perda de 12 bilhões em recursos investidos para captação da água, tratamento e entrega da água. É muito dinheiro sendo perdido", afirmou. Segundo Santos, se o país reduzisse a perda de água em 20%, seriam economizados 30 milhões de reais. "O desperdício da água ao longo da distribuição impacta o país em três frentes: ambientais, econômicas e sociais", finalizou o parlamentar.


alesp