Confira o bate-papo com o deputado Paulo Fiorilo


22/07/2019 14:00 | Diga Deputado | Manuela Sá - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Paulo Fiorilo	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg236808.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Fiorilo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236706.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Fiorilo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236707.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Fiorilo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236708.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Fiorilo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236705.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nestes próximos dias, vamos conhecer um pouco mais sobre as expectativas dos principais personagens do legislativo estadual paulista para os próximos quatro anos: os deputados.

Depois de quatro meses de mandato, o que será que eles esperam? Em quem eles se inspiram? Quais as prioridades de cada gabinete?

A entrevista desta edição é com o deputado Paulo Fiorilo.

Os últimos quatro meses

A minha experiência no legislativo vem da Câmara Municipal de São Paulo e a Assembleia tem uma dinâmica diferente. No primeiro momento tive que me adaptar ao regimento e estudar os procedimentos internos. Foram meses intensos de trabalho para, principalmente, incorporar as informações sobre o funcionamento do Plenário, das comissões e apresentar as nossas propostas, os nossos requerimentos, as nossas sugestões. Nestes primeiros meses vejo com preocupação o governo do João Doria, que tem como objetivo a disputa pela presidência da República. Isto é ruim, já que um governador precisa estar focado nos problemas do Estado, que tem 3,7 milhões de desempregados. A ideia é que o nosso mandato possa contribuir com este debate, do emprego, da qualificação e da geração de renda. Para isso, criamos a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento Econômico Regional.

Projetos, legado e futuro

O mandato quer dialogar com a questão da habitação popular, um problema gravíssimo e que está muito ligado à renda e ao emprego. Quando a pessoa perde o emprego, ela deixa de ter recursos para pagar o aluguel e vai perdendo a sua cidadania. Por isso a ideia é ter um programa sério de habitação. O governador anunciou a construção de 55 mil casas, mas isso é muito pouco perto da demanda. Quero trabalhar muito nesta questão do emprego. E isso vai estar ligado à educação de qualidade. Tenho feito este debate, visitado escolas e dialogado com o secretário. O transporte de qualidade também é necessário porque sem mobilidade, não se consegue ter acesso a outras regiões. Mas tudo acaba voltado necessariamente para o emprego e a renda, que dialogam com as demais áreas.

Já apresentamos alguns projetos de lei: um deles trata da mediação de conflitos nas escolas estaduais, é uma tentativa de resolver os problemas dentro da escola e evitar casos como a gente viu em Suzano. Apresentamos uma outra proposta, que é a do jovem SUS, com a possibilidade do jovem ter um primeiro emprego nas unidades de saúde do Estado. Muitas vezes, as pessoas chegam e não tem ninguém para informar, e aí você tem um jovem preparado que orienta e acaba tendo uma oportunidade de emprego.

Inspiração e referências

Uma pessoa importantíssima e uma referência de luta é o ex-presidente Lula, que eu conheci quando disputou as eleições para o governo do Estado já faz tempo. Eu passei a admirá-lo pela sua coragem, pelo seu discernimento quanto às prioridades de governo. Admiro outras figuras como o Mahatma Gandhi, referência mundial, o Nelson Mandela pelas lutas, o Luís Carlos Prestes, pelo primeiro levante militar e o Paulo Freire, que destaco por estar relacionado com a minha história de formação de educador.

alesp