Solenidade virtual discute habitação urbana nos grandes centros do Estado de São Paulo

Em Piracicaba, incêndio na Comunidade Frederico deixa 43 pessoas desalojadas
22/07/2021 11:00 | Ato Solene | Lucas Cheiddi - Foto: Reprodução Rede Alesp

Compartilhar:

Ato Solene - Tema Habitação em  ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2021/fg270746.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Professora Bebel <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2021/fg270747.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Rai de Almeida<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2021/fg270748.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Estevam Otero<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2021/fg270749.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Raimundo Bonfim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2021/fg270750.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Doutor  Nilson<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2021/fg270751.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jorge<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2021/fg270752.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Sidney<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2021/fg270753.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene - Tema Habitação em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2021/fg270754.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene - Tema Habitação em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2021/fg270755.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene - Tema Habitação em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2021/fg270756.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Solenidade virtual realizada nesta quarta-feira (21/7) debateu a precarização das moradias nos centros urbanos do Estado de São Paulo, principalmente em Piracicaba, onde ocorreu um incêndio na Comunidade Frederico no começo do mês. O evento, organizado pela deputada Professora Bebel (PT), teve a participação de vereadoras do município, profissionais da área da habitação, líderes de movimentos sociais e moradores locais.

"Discutir habitação não é um problema apenas de quem não as tem, mas também um problema de bem-estar social de uma cidade, Estado ou país. É triste encontrarmos pessoas morando em praças, ruas e em moradias precárias. Ter um teto para morar é o básico para se viver, é sobre direitos humanos", disse a parlamentar.

A vereadora de Piracicaba Rai de Almeida afirmou que a habitação é um tema muito emergente em nossa sociedade e que acredita que garantir a moradia para o cidadão é assegurar uma parte de uma vida digna. "O incêndio em Frederico desabrigou 15 famílias, por isso convocamos esse debate. Não podemos ter uma tragédia como essa", disse.

O arquiteto Estevam Otero, que também é professor e pesquisador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, explicou que, nos últimos dez anos, Piracicaba passou por um intenso aumento de construção e de preços de moradias e terras, mas que as camadas sociais mais baixas não conseguem ter acesso a esses loteamentos.

"No período do boom imobiliário, a população que vive em favelas também cresceu, e chegou a 7% em Piracicaba. A inflação imobiliária foi de 60%, e ela pressiona o conjunto da população mais pobre, que não consegue pagar por uma habitação. Esse reflexo pode ser percebido em várias outras cidades do interior paulista. O incêndio da Comunidade Frederico é resultado da precariedade das moradias que dependem de uma assistência estatal", disse o pesquisador.

Também participaram da atividade representantes de movimentos sociais, como a Central de Movimentos Populares e a Unificação das Lutas de Cortiço e Moradia, moradores e interessados ao tema.


alesp