Ferrovias integradas a outros modais são essenciais para o desenvolvimento


22/10/2019 11:05 | Atividade Parlamentar | Dirceu Dalben*

Compartilhar:

Dirceu Dalben<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242381.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Eu sou de uma região, entre as cidades de Campinas e Sumaré, que tem nas ferrovias uma referência fundamental de desenvolvimento urbano. Essas duas cidades cresceram a partir de suas estações ferroviárias, das companhias Paulista e Mogiana, e o mesmo aconteceu em vários outros núcleos urbanos de São Paulo e Minas Gerais.

É um fato conhecido que, hoje, as grandes cidades paulistas e do Brasil em geral enfrentam muitos desafios e parcela importante deles resulta da maior importância que se deu para o transporte rodoviário. As ferrovias foram deixadas de lado, o transporte coletivo e de cargas por trem abandonados, em favor do transporte por veículos que muitas vezes transportam apenas uma pessoa.

O resultado dessa mudança no padrão de desenvolvimento das cidades foi um alto custo em termos de transporte, de poluição, de congestionamento e de acidentes. Pois agora é essencial que haja uma nova transformação, com a retomada das ferrovias como meio de transporte de passageiros e o fortalecimento do transporte ferroviário de carga.

Esse resgate do modal ferroviário deve ser executado, entretanto, com uma integração inteligente e eficiente com outros modais, com a devida construção de viadutos e outras obras viárias, permitindo-se um fluxo rápido e mais barato.

Um efeito especialmente positivo do fortalecimento do transporte ferroviário é o da contribuição com a redução das emissões de gases que alimentam as mudanças climáticas, hoje uma preocupação global. A transição para uma economia de baixo carbono demanda, com efeito, a maior eficiência nos meios de transporte e, no caso paulista e brasileiro em geral, isso significa muito mais investimento e prioridade para o transporte ferroviário.

Cidades mais humanas, com maior qualidade de vida, e transporte de pessoas e cargas mais barato, contribuindo para superar o fantasma do desemprego, que hoje entristece milhões de brasileiros. Esse será o resultado de uma política pública que priorize o transporte de cargas e passageiros pelos trilhos das ferrovias.

A imagem do trem chegando e partindo das estações é uma visão que ainda traz muita recordação positiva para os brasileiros que viveram momentos mágicos. Pois agora a ferrovia trará um futuro mais brilhante em termos econômicos, sociais e ambientais para o nosso estado e nosso país!

alesp