Alunos de Araraquara visitam o Palácio 9 de Julho


22/11/2019 18:00 | Encontro | Ines Jordana - Fotos: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244362.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244363.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244364.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244365.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa recebeu na tarde de sexta-feira (22/11) alunos da rede pública de Araraquara. Eles fazem parte do projeto "Parlamento Jovem" do município.

"O objetivo central foi a troca de experiências. Os estudantes foram vereadores por um dia e a troca proporcionou o conhecimento das etapas do legislativo estadual e seu papel na relação entre municípios e o estado", explicou Tatiana Lima, Diretora Executiva do ILP.

Por iniciativa da vereadora de Araraquara Thainara Faria, a primeira fase do encontro contou com a participação de 30 alunos e seis professores, que batizaram o projeto de "Intercâmbio Legislativo". Segundo a parlamentar, a ação proporciona de forma dinâmica, criativa e didática o conhecimento político. "Os alunos apresentam proposituras e por um dia fazem uma simulação de uma sessão ordinária. Daí o processo ajuda os estudantes a entenderem como funciona o legislativo", explicou.

As propostas apresentadas pelos alunos sugerem melhorias para as áreas de saúde, esporte e educação de cidades afastadas e próximas ao município de Araraquara.

Ao final do encontro, os alunos e professores realizaram uma visita guiada pelo Palácio 9 de Julho acompanhados por diretores do ILP e funcionários da Alesp. Eles visitaram os auditórios, os plenários, as áreas de exposições e os gabinetes de parlamentares. "Foi importante para eles entenderem e conhecerem todas as dependências do prédio e a sua história para fazerem a comparação de como funciona o processo no âmbito municipal e estadual", disse a assessora parlamentar da Câmara de Araraquara, Nayara Amaral da Costa.

O evento foi realizado em parceria com a deputada Leci Brandão (PCdoB) e o Instituto do Legislativo Paulista (ILP).

Parlamento Jovem

A ação é realizada anualmente no município de Araraquara com a participação de alunos da rede estadual e municipal de ensino. Ao todo, são 18 escolas públicas participantes que elegem dois representantes para composição do Parlamento Jovem, que somou neste ano 36 estudantes.

"As discussões sobre os projetos ocorrem durante vários meses em sala de aula. No dia do parlamento os representantes são os responsáveis por explicar e expor o projeto", explicou Nayara Amaral da Costa.


alesp