Voluntários do Tiro de Guerra recebem homenagem


22/11/2019 11:42 | Solene | Maurícia Figueira - Fotos: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Homenagem aos atiradores do Tiro de Guerra <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244344.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tenente Coimbra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244345.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244346.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244347.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244348.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ao completar 18 anos, jovens de 75 cidades do interior do Estado de São Paulo prestam o serviço militar obrigatório nos Tiros de Guerra de suas localidades. Diferentemente do serviço militar prestado nos quartéis das grandes cidades, nos Tiros de Guerra é possível conciliar estudo e trabalho com o serviço militar. Os voluntários recebem instrução entre os meses de março a novembro, das seis e oito da manhã. Os atiradores que se destacaram no ano de 2019 ganharam, na manhã desta sexta-feira (22/11), a medalha Mérito Tiro de Guerra, em evento realizado na Assembleia Legislativa.

O deputado Tenente Coimbra (PSL), autor da iniciativa, destacou que o Tiro de Guerra é uma escola de civismo e cidadania. Para ele, a entrega das medalhas "é uma singela homenagem para simbolizar, em nome de todo o Tiro de Guerra, os destaques dos atiradores, atirador combatente e aptidão física".

Felipe Bertiê, presidente da Associação dos Reservistas do Tiro de Guerra do Estado de São Paulo, falou a respeito da formação dos jovens. "Nós preparamos os garotos para serem inseridos no mercado de trabalho com valores, hierarquia, disciplina e espírito de grupo".

Um dos homenageados foi o atirador Amâncio, da cidade de Suzano. "O Tiro de Guerra é excepcional, pois é uma escola de cidadania. Temos exemplos de ajuda ao próximo, com campanhas como a do agasalho e a da dengue. Não são só trabalhos operacionais, há trabalhos sociais, nos quais podemos ajudar o próximo, alguém que está precisando", falou.

Hoje foi o segundo dia de entrega das homenagens. Evento semelhante ocorreu ontem na Câmara Municipal de Olímpia. Na próxima semana a solenidade será nas Câmaras Municipais de Americana, Bauru e Araçatuba.

Participaram da solenidade na Alesp os Tiros de Guerra de Bragança Paulista, Cruzeiro, Guarulhos, Itapetininga, Itararé, Itatiba, Jacareí, Mogi das Cruzes, Peruíbe, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José dos Campos, Sorocaba e Suzano.


alesp