Pessoas com sequelas de Covid-19 podem ter programa de reabilitação no SUS, em São Paulo

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
22/11/2021 18:54 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Patrícia Bezerra

Compartilhar:


Ainda que a gente saiba que com a chegada das vacinas o contágio por Covid-19 esteja diminuindo, sabemos também que muitas pessoas que conseguiram se recuperar e não precisaram de internação e outras que passaram por períodos de internados demonstraram necessidades urgentes de reabilitação em diversos aspectos.

Por conta disso, a deputada Patrícia Bezerra apresentou o Projeto de lei nº 305 /2021, em coautoria com o parlamentar Rogerio Nogueira, para mitigar as consequências e as possíveis sequelas causadas pela doença.

Segundo a deputada Patrícia Bezerra, "estudos já comprovam que a Covid-19 afeta não apenas o aparelho respiratório, mas outros sistemas, como o cardiovascular e o neurológico", falou ao complementar que esses pacientes precisam receber tratamento especializado com urgência.

Vale lembrar que pesquisadores da Universidade de São Paulo e da Unicamp destacaram, em estudos recentes, que o novo coronavírus acarreta além de trombose, fadiga, fraqueza na musculatura, perda de olfato, dano ao paladar e dor de cabeça, pode também afetar sobremaneira as funções neuropsicológicas como o raciocínio e a memória.

Um dos estudos identificou problemas de memória de curto prazo em 63% dos pacientes com Covid-19 e dificuldades de atenção em 72% deles. Essa pesquisa se soma a mais de 200 outras ao redor do mundo que tratam dos impactos da covid-19.

A deputada Patrícia Bezerra defende que o período pós-covid-19 deva ter um olhar estratégico da saúde pública, com o envolvimento de equipes multidisciplinares. "Caso contrário teremos uma população extremamente prejudicada em um futuro muito breve nas esferas social, acadêmica, profissional, familiar e pessoal" finaliza.

Saiba mais sobre a Reabilitação pós-Covid-19

Os procedimentos podem ser feitos à distância, de forma presencial ou por outros recursos disponibilizados pelo governo estadual;

Os cuidados podem ser adotados na residência do paciente, direta ou indiretamente;

O Programa prevê também a realização de parcerias com entidades públicas e privadas, que sejam referência reabilitação pós-Covid-19;

O Programa prevê reabilitação nas áreas de fisioterapia, pneumologia, psicologia, psiquiatria, fonoaudiologia, enfermagem, reumatologia, clínica médica geral e assistência social


alesp