DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE EM TEMPOS PANDÊMICOS FOI O TEMA DE SEMINÁRIO REALIZADO NO ILP NA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA, DIA 18 DE MARÇO.

O evento abordou as perspectivas da área diante dos novos desafios vivenciais
23/03/2021 15:20 | On-line | Rafael Ferreira de Sousa.

Compartilhar:

Coordenação Prof.Dr. Silvio Serrano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/L-03-2021/fg263408.gif' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O surgimento da pandemia de Covid-19 trouxe novas implicações de nível ético e jurídico para os profissionais da área de medicina. Em um cenário permeado por crises nos setores sociais e econômicos, a atuação de profissionais da saúde fica prejudicada e o esclarecimento de problemáticas causadas pela disseminação do vírus Sars-Cov2 e suas variantes torna-se complexo. Quem responsabilizar em caso de mortes ou sequelas causadas pelo coronavírus? O que de fato significa a medida de vacinação compulsória? Até que ponto as escolhas do indivíduo devem ser tomadas visando tão somente os seus ideais e convicções de ordem filosófica e religiosa? A partir de que momento a responsabilização dos novos casos de infecção e do aumento no número mortes passa a ser de ordem estatal? De que forma a gestão Governo Federal impactou no agravamento do contexto pandêmico? Estas foram algumas das questões levantadas no seminário transmitido nesta última quinta-feira (18/3), no canal oficial do Instituto do Legislativo Paulista no YouTube.

O evento reuniu um grupo de advogados de diversas áreas para colaborar com a discussão sobre direitos médicos e de saúde em tempos de pandemia, sendo eles: Georghio Alessandro Tomelin, doutor em Direito do Estado, organizador do evento; o mestre em Direito Econômico Luiz Fernando Picorelli; Mariana Serrano, mestre em Direito do Trabalho; Marília Barros Xavier, mestre em Direito Administrativo; o doutor em Processo Civil Paulo Magalhães Nasse; Ruy Cardozo de Mello Tucunduva, doutor em Direito do Estado; Silvio Gabriel Serrano Nunes, doutor em Filosofia e assessor jurídico, que também atuou como organizador do evento; e Silvio Guidi, mestre em Direito Administrativo.

Antes de dar início à primeira questão levantada pelo seminário, Mariana Serrano parabenizou a representatividade de gênero levada em consideração pela organização do evento. "Queria saudar a paridade de gênero, que foi honradíssima e respeitadíssima neste evento. Eu fico muito feliz, como advogada feminista que sou, de verificar quando as pessoas agem e organizam as coisas segundo esses princípios que são tão caros para a gente", afirmou Mariana, neste que é o mês em que comemoramos o Dia da Mulher.

O seminário foi apoiado pela Universidade Santo Amaro (UNISA) e acompanhado pela analista legislativa do ILP, Paula Schneider. Para conferi-lo na integra, acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=bnjit8X_PHo .

alesp