Celeridade nos agendamentos de radioterapias no Estado


23/04/2019 12:54 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Cezar

Compartilhar:

Cezar (Foto: Agência Alesp)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg233033.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Cezar solicitou às autoridades públicas agilidade no atendimento de centenas de pacientes que ainda não iniciaram o tratamento oncológico devido à demora no serviço de radioterapia no Estado de São Paulo. O parlamentar pronunciou-se em 16/4, no plenário da Assembleia Legislativa e é solidário à luta do ex-deputado Pedro Tobias, médico mastologista.

Em janeiro, Tobias informou que a demora acima de 60 dias desrespeita a Portaria 876/2013 e prejudica a eficácia do tratamento e a chance maior de cura do paciente. Na época, o então deputado enviou ofícios às autoridades estaduais e federais informando a situação. "Conforme salientou Pedro Tobias, há uma lista de espera com dezenas de pacientes, somente na rede de Bauru. Isso é grave, pois a cura está diretamente ligada à agilidade e precisão no tratamento", disse Cezar.

A Diretoria Regional de Saúde da Região de Bauru informou que o Governo do Estado de São Paulo está buscando solução para envio de um acelerador linear para a cidade no segundo semestre deste ano e que também há estudos para a execução de uma espécie de corujão da radioterapia na região.

Cezar ressaltou que a medida deve ser expandida e atender a pacientes em todo o estado. Ele ainda cobrou providências da União. O objetivo é garantir o atendimento a milhares de pacientes paulistas.


alesp