CPI da Fundação para o Remédio Popular elege presidente e vice


23/04/2019 15:14 | CPI | Natacha Jones - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

CPI - FURP - Fundação para o Remédio Popular<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg233045.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edmir Chedid presidente eleito da CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg233041.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Agente Federal Danilo Balas vice- presidente eleito da CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg233042.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Beth Sahão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg233043.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edmir Chedid<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg233044.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares na CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg233040.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Edmir Chedid (DEM) foi eleito na terça-feira (23/4) presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Fundação para o Remédio Popular (CPI da Furp), em reunião realizada no plenário Tiradentes. O colegiado foi instaurado para apurar denúncias de irregularidades na gestão da Fundação - dentre elas, casos de corrupção no contrato para construção da fábrica dos medicamentos.

A comissão também deve investigar a ausência de planejamento administrativo da instituição e seus impactos na crescente judicialização das demandas no fornecimento de medicamentos de alto custo.

Edmir Chedid declarou que a CPI é fruto de informações recebidas na Comissão de Saúde, enquanto era presidente. "Existe um contrato de administração da Furp que, ao que parece, apresenta indícios de interesses privados sobrepondo-se aos públicos. Outro ponto a ser averiguado é a falta de medicamentos, bem como sua produção e distribuição - especialmente os de alto custo. Temos um grupo de deputados experientes na área dispostos a contribuir para concluir a CPI dentro do prazo legal."

Na mesma reunião, o deputado Agente Federal Danilo Balas (PSL) foi eleito vice-presidente - e agradeceu aos colegas a chance de atuar nessa investigação. "Além das denúncias de corrupção no contrato, há a reprovação das contas pelo Tribunal de Contas do Estado. Entre outras ações, a CPI convocará autoridades para explicar a situação."

Estiveram presentes também os deputados Alex de Madureira, Beth Sahão, Carlão Pignatari, Delegado Olim e Roque Barbieri.


alesp