Educação e Cultura discute plano de trabalho


23/04/2019 19:28 | Comissão | Laysla Jacob - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Parlamentares na comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg233046.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Professora Bebel preside a comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg233047.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares na comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg233048.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Educação e Cultura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg233049.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Educação e Cultura	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg233050.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Educação e Cultura realizou na terça-feira (23/4) a primeira reunião ordinária desta legislatura, após a eleição de presidente e vice-presidente. Durante o encontro, no plenário José Bonifácio, a presidente - deputada Professora Bebel (PT) - apresentou uma proposta de trabalho para a comissão.

Bebel distribuiu uma cartilha com 12 temas a serem debatidos nas reuniões seguintes. Entre os pontos apresentados estavam o acompanhamento do Plano Estadual de Educação, a valorização dos profissionais da educação e a segurança nas escolas. "O Plano Estadual da Educação foi aprovado em julho de 2016 pelo ex-governador Geraldo Alckmin, e esta comissão nunca se debruçou sobre ele. Está na hora de fazermos isso", afirmou. O deputado Gilmaci Santos (PRB) manifestou-se contrário à proposta. "Esta reunião foi confusa. Nós temos vários projetos, mas é preciso esperar que eles cheguem à comissão para debater, e não fazer isso antecipadamente. As discussões serão acaloradas, mas devem acontecer por meio de propostas e não por questões de entidades", explicou.

Para o vice-presidente, deputado Daniel José (NOVO), a comissão começou de forma inadequada. "Recebemos material do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) e isso não é o esperado. De acordo com o Regimento Interno, nossa pauta são os projetos de lei que tramitam na Casa. Precisamos esclarecer melhor qual é o escopo do trabalho."

Para Professora Bebel, o encontro foi satisfatório. "Tenho tranquilidade por saber que acompanharemos o plano estadual, pois com isso debateremos todas as questões apontadas", afirmou.

Além dos citados, estiveram presentes os deputados Aprigio, Carlos Giannazi, Dirceu Dalben, Professor Kenny, Roberto Engler e Valeria Bolsonaro.


alesp