Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo lembra o Dia da Juventude Constitucionalista

Jovens paulistas lutaram contra o governo de Getúlio Vargas e conquistaram sua liberdade
23/05/2022 18:20 | Dia da Juventude Constitucionalista | José Guilherme Romero

Compartilhar:

Imagem ilustrativa (fonte: Flickr)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2022/fg287239.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta segunda-feira, dia 23 de maio, é celebrado o Dia da Juventude Constitucionalista, instituído em homenagem ao Movimento Constitucionalista de 1932.

Visando uma constituição mais democrática, em 23 de maio de 1932 os paulistas começaram a lutar contra o governo de Getúlio Vargas, que ocupava a presidência da República devido a um golpe de Estado, aplicado após sua derrota para o paulista Júlio Prestes nas eleições presidenciais de 1930.

A revolução armada começou no dia 9 de julho, data em que o Estado de São Paulo comemora o aniversário do Movimento Constitucionalista de 1932.

Durante a manifestação, 14 pessoas foram mortas. Na época, apenas quatro estudantes haviam sido identificados: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo. As iniciais de seus nomes formaram a sigla MMDC, que se transformou no símbolo da revolução.

A resposta dos paulistas ao autoritarismo iniciado no golpe de 1930, que deu início à era de Getúlio Vargas, é um marco na defesa da liberdade e da imposição da vontade do cidadão que pensa no melhor para o Estado.

Alesp

Desde 1968, quando foi construída em frente ao Parque do Ibirapuera, a sede do Parlamento Paulista tem o nome de Palácio 9 de Julho, em memória à Revolução.

Ela é localizada ao lado do obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, ou Obelisco do Ibirapuera, que é um monumento construído em homenagem aos estudantes e soldados mortos na Revolução.

O monumento também abriga os corpos dos estudantes do MMDC e de outros 713 ex-combatentes. É um patrimônio histórico tombado por conselhos estaduais.

alesp