Programa Vale Gás, do governo estadual, é tema na Tribuna Virtual

Questões raciais e indígenas também foram assunto
23/06/2021 15:48 | Tribuna Virtual | Mauricia Figueira - Foto: Carol Jacob

Compartilhar:

Leci Brandão na Tribuna Virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2021/fg269508.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leci Brandão na Tribuna Virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2021/fg269509.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adalberto Freitas na Tribuna Virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2021/fg269510.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adalberto Freitas na Tribuna Virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2021/fg269511.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Programas sociais do governo do Estado de São Paulo e projeto sobre demarcação de terras indígenas, que tramita no Congresso Nacional, foram alguns dos temas abordados pelos deputados na Tribuna Virtual desta quarta-feira (23/6).

O primeiro orador do dia foi o deputado Adalberto Freitas (PSL), que comentou sobre participação no lançamento do Programa Vale Gás, do governo estadual, na última segunda-feira (21/6). "É uma iniciativa inédita no Estado de São Paulo, que vai garantir transferência de renda para a compra de gás de cozinha. Isso vai levar dignidade a mais de cem mil famílias carentes", disse.

O Programa Vale Gás é dirigido às famílias com renda mensal per capita de até 178 reais. Essas famílias receberão três parcelas bimestrais no valor de cem reais para a compra de botijão de gás de cozinha. "Esse programa terá investimento de 31 milhões de reais, alcançando 82 municípios", comentou Freitas, que parabenizou o governo pela iniciativa. "Tudo que é para o povo sou de acordo. Estamos numa situação extremamente difícil de vulnerabilidade".

Outro assunto destacado pelo deputado Adalberto Freitas foi o projeto social e esportivo Arena Zavuvus, que atende cerca de 90 crianças da zona sul de São Paulo. "No sábado estive na praça Maurílio Maritano, em apoio à iniciativa dos moradores", disse Freitas. "Muitas dessas crianças estão em situação de vulnerabilidade social".

A deputada Leci Brandão (PCdoB) elogiou o colega pela participação em projetos sociais. "Ele tem compromisso com a comunidade", disse.

A parlamentar também comentou protesto de povos indígenas em Brasília. "Ontem, durante manifestação pacífica contra o PL 490/2007, representantes dos povos indígenas foram violentamente atacados por bombas de gás lacrimogênio no estacionamento da Câmara dos Deputados", comentou.

O projeto encontra-se em análise na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. "O que estão querendo aprovar na Câmara é uma afronta à Constituição e aos direitos dessas populações. Permitir garimpo e agronegócio em terras indígenas é condenar esses povos ao genocídio", falou Leci Brandão.

Em seguida, a deputada criticou atos racistas contra religiões africanas durante a busca por um criminoso em Goiás. "Terreiros estão sendo vandalizados durante essas buscas. É inaceitável tentar vincular o comportamento de um criminoso a religiões de matrizes africanas", disse.

"Na semana passada vários fatos referentes a racismo aconteceram. O Brasil precisa olhar para sua cara. A nossa cara é negra, é branca, é indígena. Somos todos uma diversidade muito grande, mas todos temos a nossa nacionalidade, a brasileira", finalizou a parlamentar.


alesp