Bragança Paulista e Itatiba estão entre os municípios menos violentos do país


23/08/2019 09:22 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

Bragança Paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238598.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Atlas da Violência, organizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), demonstra que Bragança Paulista e Itatiba estão entre os 20 municípios menos violentos do Brasil. Elaborado em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o documento também comprova que os municípios estão entre os 14 mais bem classificados do Estado.

O Ipea analisou 310 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes em 2017 e apresentou um recorte regionalizado da violência no país, segundo relatório encaminhado na quarta-feira (7/8) para o parlamentar. "Essa análise resultou no Atlas da Violência - Retrato dos Municípios Brasileiros 2019. Trata-se de um documento fundamental", disse.

O deputado afirmou que o documento apresenta relatórios fundamentados em dados registrados até 2017. À época, o Estado de São Paulo registrava taxa de homicídios de 13,5 a cada 100 mil habitantes, número que era o menor de todo o Brasil. "Atualmente, a taxa de homicídios é de 6,4 casos a cada 100 mil habitantes. Ainda estamos com a menor taxa em nível nacional".

Além de Bragança Paulista e Itatiba, outros 12 municípios paulistas também estão entre os 20 menos violentos do país. "Mais da metade dos municípios bem classificados está no Estado de São Paulo, o que demonstra estarmos no caminho certo, apesar dos muitos desafios", comentou.


alesp