ONU foi criada para preservar a paz entre as nações


23/10/2002 16:33

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Há 52 anos era criada a ONU, com o objetivo de garantir o direito de segurança entre as nações, a igualdade entre os cidadãos e o desenvolvimento sócio-econômico e cultural dos povos

Em 24 de outubro de 1945, há 52 anos, foi criada a Organização das Nações Unidas (ONU) que tem quatro objetivos principais: manter a paz e a segurança internacionais, fomentar a amizade e as boas relações entre as nações, defender a cooperação como solução para os problemas internacionais e o desenvolvimento dos direitos humanos e das liberdades da população mundial; princípios defendidos na Carta das Nações, assinada por representantes de 50 países em São Francisco, no dia 26 de junho de 1945.

De acordo com o artigo 3º da Carta, são membros originários da ONU os estados que a assinaram e que tenham participado na Conferência de São Francisco ou tenham assinado a Declaração das Nações Unidas, de 1º de Janeiro de 1942, assinada por representantes de 26 nações que se encontravam em guerra, entre elas a Polônia, que não participou na Conferência de São Francisco. Sendo assim, são 51 os Estados membros originários - mas qualquer país pode fazer parte da ONU, desde que sua participação tenha sido aprovada em Assembléia Geral e sua admissão seja recomendada pelo Conselho de Segurança. Cinco órgãos principais a compõem: a Assembléia Geral, o Conselho de Segurança, a Secretaria Geral, o Conselho Econômico e Social e a Corte Internacional de Justiça. Há ainda o Conselho de Tutela, instituído para supervisionar os territórios que se encontravam sob administração e proteção da organização, desativado em 1997, três anos após a independência da última colônia, Palau, mas que se reúne em caso de necessidade.

Atualmente, 189 dos 192 estados do mundo integram a ONU, o que a converte em uma das organizações mais representativas do planeta.

alesp