Empreendedores negros são ouvidos em Audiência Pública


23/10/2019 20:55 | Audiência Pública | Karina Feritas - Foto: Carol Jacob

Compartilhar:

Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242649.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242650.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência Pública Empreendedorismo Negro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242651.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242652.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242653.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242654.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência Pública Empreendedorismo Negro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242655.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242656.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No Brasil 50% dos donos de negócios são afrodescendentes, 49% são brancos e 1% pertence a outros grupos populacionais, segundo levantamento do Sebrae. Os números refletem a proporção da quantidade de negros, mas não necessariamente da representatividade dos mesmos. Por isso foi realizada na Assembleia Legislativa uma audiência pública promovida pelos deputados Teonilio Barba (PT) e Leci Brandão (PC do B) para discutir o Projeto de Lei 791/2019 que institui o programa estadual de fomento ao afro empreendedorismo.

Para a empreendedora Fernanda de Paula a lei é necessária para que haja espaço e subsídios. "Precisamos de um apoio governamental para que a gente consiga alavancar nossas empresas, fazer com que os negócios sejam efetivamente rentáveis, não ser somente uma troca de moedas", comentou.

O integrante da Bancada Ativista, Jesus dos Santos (PSOL), falou um pouco da contribuição do projeto para o setor. "Esse projeto visa ajudar esse setor que está historicamente distante do processo de desenvolvimento econômico do nosso país. Nesse sentido, precisamos de políticas públicas que possam fazer esse processo de reparação histórica e que possam reconhecer um novo mercado", explicou.

A assessora parlamentar da deputada Leci Brandão, Rozina de Jesus, disse que a audiência serve para dar espaço de discussão a esses empreendedores. "Serve para que a gente possa ter o fomento, o recurso para que eles possam continuar empreendendo e termos trabalhos extremamente ricos feitos por esses empreendedores".

O evento foi realizado no auditório Teotônio Vilela.


alesp