Ato pelo Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino


23/11/2017 12:00 | Da assessoria da deputada Leci Brandão

Compartilhar:

Folder do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg213120.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Leci Brandão e o Deputado Pedro Tobias realizam um Ato Solene pelo Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino. O evento acontece no dia 27 de novembro, às 19h00, no plenário Teotônio Vilela da Assembleia Legislativa de São Paulo. Tendo como base a Resolução 32/40 B da ONU (Organização das Nações Unidos), aprovada em 1977, que instituiu a comemoração do dia 29 de novembro como sendo o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, bem como a Lei Estadual do Estado de São Paulo, Nº 4.439, de 7 de dezembro de 1984, que institui o Dia Estadual de Solidariedade ao Povo Palestino, a deputada Leci propôs a solenidade como forma de expressar o apoio do parlamento paulista à luta do povo palestino.

Contexto histórico

Em 1947 a ONU era integrada por 57 países e o ambiente político era completamente dominado pelos EUA, que fizeram pressão sobre as pequenas nações. Com 25 votos a favor, 13 contra e 17 abstenções e, sem o consentimento dos legítimos donos da terra, ou seja, do povo palestino, foi determinada, por meio da resolução de nº 18, a divisão da Palestina em dois Estados: o Palestino e o Israelense. Na partilha do território, 56% da área caberia aos israelenses que, na fundação de seu Estado, ocuparam 78% do espaço e se valeram da força para promover a expulsão dos palestinos de seus lares e terras. Os palestinos se refugiaram em acampamentos na Cisjordânia, Gaza, Líbano, Jordânia e Síria. Em 1967, Israel ocupou o restante do território que a divisão da ONU destinara à construção do Estado Palestino.

Em 1977, a Assembleia Geral do ONU pediu que fossem celebrados todos os anos, no dia 29 de novembro (resolução 32/40 B), o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino. Com efeito, foi nesse dia que, no ano de 1947, a Assembleia Geral aprovou a resolução sobre a divisão da Palestina [resolução 181 (II)].

A efetivação do Estado palestino independente, com Capital Jerusalém e o retorno dos refugiados, conforme as resoluções do Conselho de Segurança e da Assembleia Geral da ONU, são questões cruciais à construção de uma paz com justiça e igualdade, uma paz duradoura para o povo palestino e todos os povos do Oriente Médio.

SERVIÇO

Ato Solene pelo Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino

27 de novembro " segunda-feira -19h00

Auditório Teotônio Vilela

Av. Pedro Álvares Cabral, 201 " Ibirapuera " São Paulo/SP

Mais informações

lecibrandao@al.sp.gov.br / (11) 3886-6790

alesp