Seminário na Assembleia Legislativa debate economia verde

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
23/11/2021 16:49 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Edson Giriboni

Compartilhar:


No próximo dia 29, a partir das 14 horas no auditório Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, acontecerá o seminário "A economia verde, soluções e estratégias de políticas públicas de sustentabilidade, para empresas e municípios". A mediação será do deputado Edson Giriboni (PV). "Vamos falar sobre economia sustentável com entidades ambientais, órgãos públicos, acadêmicos e iniciativa privada, avaliando seu impacto no desenvolvimento do Estado de S. Paulo e no dia-a-dia da população", explica o parlamentar. E conclui falando que "a COP 26 mostrou que o poder público não pode ficar fora desta nova realidade".

Ao apresentar este seminário, o deputado Giriboni mostra, mais uma vez, estar atento ao protagonismo do meio-ambiente em todos os setores da sociedade. Em abril deste ano, por exemplo, apresentou um projeto criando um Selo do Investimento Verde, certificação para securitizadoras, fundos de investimentos em direitos creditórios, instituições financeiras, distribuidoras ou emissores de títulos verdes instalados no Estado que atuam em operações de investimento e financiamento, ligadas à práticas ambientalmente sustentáveis, em especial aquelas destinadas à produção agrícola sustentável, "como parlamentar, procuro atender as demandas da sociedade atual, apresentando projetos para regulamentar atividades que beneficiem esta e as futuras gerações", declara. O projeto do Selo do Investimento Verde está em tramitação na Assembleia Legislativa.

Giriboni, agora no seu quarto mandato, tem histórico de luta pelo desenvolvimento sustentável, principalmente no Vale do Ribeira e sudoeste do Estado, regiões com grandes áreas verdes, de preservação, reflorestamento, mas que apresentam indicadores sociais abaixo da média do Estado. Para mudar essa realidade, o deputado apresentou um projeto em 2007, modelo para ICMS Ambiental, lei sancionada este ano pelo governo estadual que aumenta o repasse do imposto para municípios com políticas ambientais, "fizeram algumas mudanças no meu projeto, mas a ideia é a mesma: recompensar as cidades que cuidam do meio ambiente, beneficiando, principalmente, as mais carentes de recursos".

O seminário "A economia verde, soluções e estratégias de políticas públicas de sustentabilidade, para empresas e municípios", terá como palestrantes a economista Maria Tereza Umbelino, CEO do grupo BMV; o Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Iraê Amaral Guerrini; da Coordenadora de Sustentabilidade da SGS (Société Générale de Surveillance), Luiza Toscan e do advogado Frederico Favacho (da Santos Neto Advogados). A entrada é gratuita e o evento será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da Alesp.


alesp