Cidade de São Paulo comemora 466 anos


24/01/2020 17:04 | Comemoração | Amanda Nascimento e Karina Freitas

Compartilhar:

Bairro da Bela Vista, em São Paulo (fonte: WikiMedia Commons)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2020/fg246500.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No dia 25 de janeiro a metró­pole, que já é a casa de 11,8 milhões de pessoas, segundo pesquisa da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados Estatísticos (Seade), completa 466 anos. Com habitantes de mais de 70 nacionalidades diferentes, é um dos lugares mais diversificados do Brasil.

O município foi fundado em 1554 após a construção de um colégio jesuíta realizada por doze padres, dentre eles os padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta. Neste mesmo dia é celebrado pela igreja católica o dia da conversão do apóstolo Paulo, o que deu origem ao nome da cidade.

Durante esses quase 500 anos, São Paulo vem colecionando momentos históricos para o país, como a Revolução Constitucionalista de 1932, a Diretas Já na Praça da Sé, as manifestações de junho de 2013, entre outros eventos marcantes.

Todo ano a metrópole prepara uma programação especial e diversificada para celebrar a data. De acordo com informações do site da cidade, estão programadas mais de 300 atividades para a festa de aniversário paulistana, como shows, oficinas, circo, teatro e outros eventos para relembrar e festejar a fundação do munícipio.

Grande cortejo modernista

O centro de São Paulo será embalado por música, teatro, circo e dança em um cortejo com duração de 10 horas. O percurso terá início às 14h no Pátio do Colégio e terminará na Praça da República.

Skank, Demônios da Garoa e a bateria da Escola de Samba Vai-Vai são algumas das atrações musicais, além disso, o evento também contará com as presenças da Orquestra Sinfônica Musical, Balé da Cidade de São Paulo e Coral Indígena Guarani Amba Vera.

O itinerário tem como intuito permitir que o público percorra pontos históricos da cidade, como por exemplo, o Largo São Bento, Praça do Patriarca, esquina das Avenidas Ipiranga e São João, além de outros locais que estão intimamente ligados à fundação da metrópole.

A programação e ruas que o cortejo percorrerá pode ser consultada em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/noticias/?p=27374

Theatro Municipal de São Paulo

A comemoração se estende no centro da cidade. No dia 26 às

17h é possível acompanhar o Vanguarda Paulistana in Concert. Já no dia 27 às 20h, o teatro apre­senta o espetáculo contem­porâneo "São Paulo, Meu amor".

Para assistir aos espetáculos basta retirar gratuitamente os ingressos duas horas antes do início das atrações.

Para mais informações: https://theatromunicipal.org.br/pt-br/programacao/

Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes

Linn da Quebrada, Leandro de Itaquera e Dudu Nobre embalam a noite de comemoração na zona leste da cidade. O show de Linn da Quebrada começa às 19h e será seguido pelas demais atrações. Para curtir essa parte da festa não é preciso pagar ou retirar ingressos.

Museu da Imigração

Localizado no Brás, o museu oferecerá a oficina Street Art "Remontando" com o intuito de proporcionar aos visitantes a experiência do processo criativo por meio da colagem, lambe-lambe e muralismo. Voltada para o público a partir dos 16 anos, a atividade será realizada no dia 25 de janeiro das 11 às 16h de forma gratuita. As vagas são limitadas e para participar é necessário fazer a inscrição pelo e-mail mirella.rafael@museudaimigracao.org.br.

Museu da Casa Brasileira

De olho na comemoração da cidade, o museu oferecerá aos visitantes atividades especiais das 10h às 18h.

"A Casa e a Cidade - Coleção Crespi Prado" mostra as transformações da cidade em parte do século 20, além peças usadas no imóvel quando era ocupado pelo casal Renata Crespi e Fábio Prado, que vivenciaram diversas mudanças em São Paulo.

Além disso, será iniciada a 21ª temporada do projeto Música no MCB com a apresentação da Orquestra Instituto GPA, que contará com um repertório que inclui as músicas Sampa, de Caetano Veloso, e Trem das onze, de Adoniran Barbosa.

Para complementar a agenda especial, a oficina Casa de Praia acontecerá das 14h30 às 16h30. Adultos e crianças poderão sentir um clima praiano no meio da grande cidade com frescobol, esculturas de areia, esguicho e outras atividades embaladas por Tom Jobim, que completaria mais um ano de vida na mesma data de aniversário da cidade.

Além da agenda especial citada, é possível conferir outras atrações gratuitas em https://www.al.sp.gov.br/noticia/?22/01/2019/aniversario-de-sao-paulo-contara-com-atracoes-culturais-por-toda-a-cidade .

Endereços

Theatro Municipal de São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, s/nº - Centro

Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes

R. Inácio Monteiro (alt. do nº 6.900), Cidade Tiradentes. Zona Leste

Museu da Imigração

Rua Visconde de Parnaíba, 1316 - Brás.

Museu da Casa Brasileira

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano

Para acessar mais informa­ções sobre os programas que a cidade oferece durante todo o ano acesse o site: http://cidadedesaopaulo.com/v2/?lang=pt.

alesp