Palácio 9 de julho comemora 55 anos de existência

Sede do Legislativo Paulista foi inaugurada no dia do aniversário da cidade de São Paulo, em 1968
24/01/2023 19:55 | Sede da Alesp | Daiana Rodrigues - Fotos: Agência Alesp

Compartilhar:

Palácio 9 de Julho sede do Legislativo paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2023/fg294875.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Início das obras do Palácio 9 de Julho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2023/fg294904.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Início das obras do Palácio 9 de julho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2023/fg294905.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obras do Palácio 9 de julho nos anos 60<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2023/fg294873.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fachada do Palácio 9 de julho em 1968<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2023/fg294906.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Palácio 9 de julho antes do início das obras<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2023/fg294872.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Inaugurado no dia do aniversário da cidade de São Paulo, em 25 de janeiro de 1968, o Palácio 9 de Julho, sede do Poder Legislativo Estadual, comemora 55 anos nesta quarta-feira (25). O prédio que abriga o Parlamento paulista possui este nome em homenagem à data de início do Movimento Constitucionalista de 1932 e da promulgação da Constituição Estadual de 1947.

A construção do edifício durou cinco anos e sua inauguração marcou as comemorações dos 414 anos da capital paulista. A escolha do projeto arquitetônico se deu por meio de um concurso público. O anteprojeto vencedor foi o dos arquitetos Adolpho Rubio Morales e Fábio Kok de Sá Moreira.

A estrutura

O Palácio 9 de Julho possui 36 mil metros quadrados compostos por uma construção retangular de granito cinza e mármore branco. Suas rampas possuem estruturas de vidro e metal.

De acordo com o diretor de Infraestrutura da Alesp, Tiago Borges, a sede do Parlamento paulista possui arquitetura moderna.

Vale ressaltar que antes de situar-se no atual endereço, a sede do Legislativo paulista situou-se em outros três lugares. Primeiro, no Pátio do Colégio (1835 a 1878), posteriormente no Largo São Gonçalo (1879 a 1937), próximo à atual Praça João Mendes, e por último, no Palácio das Indústrias (1947 a 1968), no Parque D. Pedro II.

Segundo Luiz Felipe Foresti, que atua na Divisão Documental da Alesp, a Assembleia foi fechada em 1969, na época da ditadura. Um ano depois ela foi posta em recesso e, em seguida, voltou cerceada, com vários parlamentares cassados.

"Nas eleições de 1974, a Alesp foi a primeira assembleia estadual do país a ter maioria oposicionista, o que a deixou tolhida de iniciativas legislativas, então ela não tem como influir na vida do governo, mas ela pode ser uma ?caixa de ressonância? da população. É aí que ela começa efetivamente a ocupar a assembleia", acrescentou Foresti.

Destaca-se, também, que, ao longo desses últimos anos, o Palácio 9 de Julho passou por duas grandes reformas para se adequar às atuais necessidades. A primeira delas foi a modernização do Plenário Juscelino Kubitschek, ocorrida em 2000. Já a segunda, realizada em 2009, foi a construção do prédio anexo, que ganhou novos gabinetes parlamentares.

Atualmente, o prédio está mais moderno e tecnológico. Inclusive, o edifício possui um projeto para a geração de energia solar e a instalação de painéis fotovoltaicos. Além disso, existe a preocupação em reduzir o consumo diário de plástico e papel.

Curiosidades sobre o Palácio 9 de Julho

Confira abaixo alguns fatos curiosos sobre o Palácio 9 de Julho:

1- Espelho D`Àgua

Nos primeiros anos após a inauguração do Palácio 9 de Julho, havia um espelho d`água que cercava o prédio.

Hoje, no lugar dele, situa-se um belo jardim. A iniciativa de transformar o espelho d?água do Palácio 9 de Julho em um jardim contribuiu para diminuir a poluição atmosférica em São Paulo.

2- Patrimônio Cultural

Outra curiosidade sobre o Palácio 9 de Julho é que, em 19 de setembro de 2001, ele se tornou patrimônio cultural. Isso significa que o prédio da Alesp e seus monumentos devem ser valorizados e preservados, devido à sua importância histórica e cultural para a sociedade brasileira

3- Painel "São Paulo"

O Hall Monumental abriga, desde 2005, o painel "São Paulo", do artista plástico Rodrigues Coelho. A obra, com 14 metros de comprimento por 4 metros de altura, retrata momentos importantes da história de São Paulo e foi doada ao Legislativo em comemoração aos 170 anos do Poder.

alesp