Psol e Rede unem forças em federação e prometem defesa de grupos sociais na Alesp

Grupo conta com seis parlamentares que possuem em comum o combate às desigualdades do Estado
24/03/2023 16:04 | Especial Bancadas | Matheus Batista - Foto: Agência Alesp

Compartilhar:

Monica Seixas do Movimento Pretas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg297221.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paula da Bancada Feminista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg297222.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ediane Maria <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg297223.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Guilherme Cortez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg297224.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg297225.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com seis parlamentares ao todo, a união entre o Partido Socialismo e Liberdade (Psol) e o Rede Sustentabilidade (Rede) é uma das três federações partidárias criadas para a 20ª legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. De acordo com as quatro deputadas e os dois deputados que formam o grupo, a pauta que os une é a defesa dos direitos de grupos sociais do Estado.

Ao todo, a federação Psol e Rede é composta pelas deputadas Ediane Maria, Marina Helou, Monica Seixas e Paula da Bancada Feminista, e pelos deputados Carlos Giannazi e Guilherme Cortez.

O Psol, com cinco representantes, é um partido que prega em seu programa político a defesa de movimentos sociais. Em seu segundo mandato na Alesp, a deputada Monica Seixas do Movimento Pretas, líder da federação, afirma que defenderá os valores do partido na Casa. "O Psol é um defensor dos direitos humanos e todo avanço que venha no sentido de cuidar das pessoas em situação de vulnerabilidade contará com nosso total apoio".

Para pôr em prática os projetos que tem para o Estado, Monica considera que será necessário unidade e respeito entre os partidos. "Tivemos uma legislatura passada de muita violência na Casa. Faço votos para que a gente não repita isso e que para que vejamos líderes de bancadas engajados em garantir que isso não se repita".

Já o Rede, representado nesta legislatura pela deputada Marina Helou, é um partido que tem como ideal o ambientalismo e a construção de um modelo de governo sustentável. Marina defende em seu mandato a primeira infância, segurança pública, saneamento e direitos das mulheres.

Bandeiras

Eleita pela primeira vez, a deputada Paula da Bancada Feminista faz parte de um mandato coletivo e leva ao Plenário da Alesp as pautas e demandas de outras quatro mulheres negras. "Sou só a representante de um projeto político muito maior que eu. As nossas pautas são a segurança pública e a defesa dos direitos humanos, das pessoas LGBTQIA+, da saúde pública, do movimento negro, da educação e do meio ambiente", explicou a parlamentar.

Já o deputado Guilherme Cortez, que também chega à Alesp pela primeira vez, defenderá em seu mandato os direitos das pessoas LGBTQIA+ e a valorização das universidades públicas. "Minhas primeiras propostas serão um pacote de projetos de lei para o enfrentamento às mudanças climáticas e a criação de três Frentes Parlamentares: em defesa da UNESP, de Combate às Mudanças Climáticas e pelos Direitos da População LGBTI+", afirmou Cortez.

Ex-líder do Psol na Casa, o deputado Carlos Giannazi está em seu quinto mandato e afirma que manterá para esta nova legislatura a sua luta na defesa dos professores estaduais e dos servidores públicos. "Só haverá prestação de serviços públicos de qualidade com o investimento no servidor que presta este serviço", afirmou.

Giannazi fez coro ao discurso da atual líder e disse que buscará a integração entre os partidos de oposição na Casa. "Haverá uma unificação dos partidos que se consideram de oposição para aprovar projetos para a educação, para a saúde pública e para fazer frente a projetos que cortem dessas áreas", completou.


alesp