Participação em congresso da Fehosp


24/04/2019 12:39 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Ataide Teruel

Compartilhar:

Ataide Teruel (3º à dir.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg233091.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Ataide Teruel compareceu na terça-feira (23/4) à abertura do 28º Congresso Anual das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo, organizado pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp) e realizado em Atibaia.

Em conversa com o diretor presidente da federação, Edson Rogatti, o deputado ficou sabendo que os hospitais filantrópicos recebem apenas 24% do total da verba federal destinada ao setor, enquanto os públicos ficam com 76%. É uma injustiça, pois o setor atende 53% dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a equiparação, o atendimento ao SUS poderia ser muito maior.

Outra demanda são os repasses do SUS para procedimentos, internações e exames que estão muito defasados chegando, em alguns casos, a uma diferença de 200% a menos entre o custo e o repasse recebido pelos hospitais. Essa defasagem faz com que as santas casas trabalhem com déficit em seus orçamentos e se vejam obrigadas a recorrer a empréstimos bancários para continuar atendendo a população.

Como participante da Comissão de Saúde da Alesp, Ataide Teruel abraçou essa causa para levar as justas reivindicações a conhecimento e sensibilização de seus pares e, em conjunto, fazer tudo que estiver ao alcance do Legislativo estadual.


alesp