Trem de passageiros ligando Santos a capital está em fase de testes


24/06/2019 10:05 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Professor Kenny

Compartilhar:

Composição Santos-Capital<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg236172.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Desativada em 1996, a linha férrea de passageiros que ligava Santos à capital deve ser retomada até o final do ano. Um primeiro teste com uma composição da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), operada pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), foi realizado em duas etapas na semana passada, entre a Estação da Luz e o Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini. O resultado foi considerado satisfatório.

A medida é uma das bandeiras do mandato do deputado Professor Kenny, iniciado em março. Assim que assumiu a cadeira na Alesp, ele se reuniu com o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, para discutir a questão. 

"O secretário abraçou a ideia desde o primeiro momento. O Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) está saturado. Além de uma opção de transporte para os passageiros, o trem será uma convidativa atração turística", diz Kenny, membro efetivo da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais da Alesp.

Conforme as conversas mantidas com a pasta de Transportes Metropolitanos, uma série de testes ainda será realizada até o final do ano. "Nós propusemos a criação de duas linhas matinais e duas vespertinas, além de outra turística, com um serviço diferenciado", explicou o parlamentar.


alesp