Governo deve dar informações sobre barragens na capital

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
24/07/2020 16:30 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:

Márcia Lia (Imagem de arquivo)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2020/fg251834.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Márcia Lia cobrou da Secretaria de Estado de Planejamento e Meio Ambiente informações sobre as condições estruturais, dados de fiscalização e planos de emergência e contingência das barragens da capital paulista. O documento foi protocolado na Alesp na semana passada com o propósito de conhecer os possíveis riscos a que estão sujeitos os moradores do entorno.

"Queremos acesso às informações sobre as condições estruturais das barragens da capital, com análise de risco e dano potencial, assim como as ações e estratégias de monitoramento por órgãos do Governo do Estado para saber qual o cenário a que estamos submetidos e se ele requer medidas urgentes", observou a deputada Márcia Lia.

Dentre os dados que o requerimento de informação 449/2020 solicita estão, entre outros, o número de barragens existentes na cidade. O documento indaga também sobre monitoramento e fiscalização dos locais, especialmente quanto à Billings e Guarapiranga.

"Pedimos esses dados porque tem nos preocupado muito a informação de que a cidade tem duas barragens com classificação de risco semelhante à barragem de Brumadinho, que provocou a tragédia que todos nós vimos. A população da Zona Sul da capital está alarmada com a possibilidade de Guarapiranga e Billings serem barragens com alto risco de rompimento ou com indicativo de dano", comentou Márcia Lia.


alesp