Parlamentar declara apoio à Furp


24/10/2019 10:59 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Edna Macedo

Compartilhar:

Edna Macedo (ao centro), durante visita à fundação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242624.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Edna Macedo (REPUBLICANOS) visitou na última segunda-feira (21/10) a unidade de Guarulhos da Fundação para o Remédio Popular (Furp). O objetivo da visita foi declarar apoio à fundação, que produz um bilhão de unidades farmacêuticas anualmente, atua em mais de três mil cidades brasileiras, com cerca de seis mil clientes cadastrados, entre secretarias estaduais de Saúde, hospitais públicos, consórcios de municípios, prefeituras, instituições estaduais, federais, municipais e filantrópicas, além de sindicatos e fundações.

A existência da Furp está ameaçada desde setembro deste ano, quando o governador de São Paulo, João Doria informou sua intenção de fechar a fundação e responsabilizar unicamente a iniciativa privada pela fabricação de medicamentos. O projeto será encaminhado à Alesp para ser votado pelos deputados.

"É inadmissível que o governador do Estado de São Paulo encerre as atividades de uma fundação que há 40 anos participa de ações de assistência farmacêutica do SUS para a melhoria da qualidade de vida da população. Além disso, existem medicamentos exclusivos produzidos pela Furp, que ficariam sem produção por cerca de dois anos até a transferência tecnológica para outra empresa. Votarei contra essa extinção e contra qualquer outro projeto que possa prejudicar a situação dos paulistas, principalmente no âmbito da saúde", afirmou a deputada.

alesp