Alesp homenageia médicos transplantadores


25/02/2019 16:15 | Solene | Fabio Donato - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Mesa da Sessão Solene	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230538.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jorge Marcelo Padilla Mancero<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230524.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Geraldo Alckmin<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230525.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jorge Marcelo Padilla Mancero, Geraldo Alckimin, Luiz Augusto Carneiro D'Albuquerque e Dr. Itamar	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230559.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dr. Itamar e Jorge Marcelo Padilla Mancero	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230527.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Augusto Carneiro D'Albuquerque<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230528.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marco Larrea<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230529.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230530.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Augusto Vieira de Souza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230523.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O transplante de órgãos é um procedimento que pode salvar vidas. Na última sexta-feira (22/2), dois dos profissionais responsáveis por esse tipo de cirurgia no Estado de São Paulo foram homenageados na Alesp. O deputado Dr. Itamar (MDB) presidiu a sessão solene que concedeu o Colar de Honra ao Mérito Legislativo para os médicos Luiz Augusto Carneiro D´Albuquerque e Jorge Marcelo Padilla Mancero.

Carneiro é professor titular da disciplina de transplantes de fígado e órgãos do aparelho digestivo e chefe do Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da Universidade São Paulo (FMUSP). Padilla é chefe dos serviços de transplante hepático do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e da Santa Casa de São José dos Campos.

Os médicos destacaram a importância de suas funções como cirurgiões transplantadores e da honra por receber a comenda.

"Muitas vezes nos ausentamos da família, mas vale a pena. Ao final, vemos o paciente, que provavelmente morreria em poucos meses, voltar para sua vida normalmente. Essa é nossa recompensa e máxima realização: dar uma nova vida a esses pacientes", disse Padilla.

Carneiro também agradeceu a homenagem, destacando sua outra função " a de professor. "Temos a honra de chefiar o programa de transplantes do Hospital das Clínicas, que tem um peso e uma utilidade pública enormes. Realmente é uma honra muito grande receber esse prêmio em função do trabalho de uma vida, de formar pessoas e de educar."

Dr. Itamar explicou os motivos que o levaram a solicitar a homenagem aos médicos. "São os melhores que conhecemos. A atuação deles nos transplantes foi muito marcante. É mais do que justo e meritório homenagearmos profissionais desse nível", declarou.

Além da homenagem, durante a semana os médicos concederam entrevistas para a TV Alesp, contando parte de suas trajetórias e experiências.

Estiveram presentes à mesa o desembargador Luiz Augusto Vieira de Souza, o ex-governador e médico Geraldo Alckmin e o Cônsul do Equador, Marco Larrea.

alesp