Presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo participa de comemoração dos 60 anos da Fapesp

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo foi fundada em 1962
25/05/2022 16:17 | 60 Anos Fapesp | Matheus Batista - Foto: Felipe Augusto

Compartilhar:

60 anos da Fapesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2022/fg287379.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 60 anos da Fapesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2022/fg287380.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 60 anos da Fapesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2022/fg287381.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 60 anos da Fapesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2022/fg287365.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 60 anos da Fapesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2022/fg287366.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 60 anos da Fapesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2022/fg287367.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 60 anos da Fapesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2022/fg287369.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 60 anos da Fapesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2022/fg287370.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Carlão Pignatari, participou, nesta quarta-feira (25), da cerimônia de comemoração pelos 60 anos de criação da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). A solenidade contou com a participação de secretários estaduais, reitores de universidades e de demais autoridades do Estado.

A Fapesp foi criada em 1962 após decreto assinado pelo então governador Carvalho Pinto. Ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, é uma instituição de fomento à pesquisa acadêmica, que concede bolsas e financia projetos científicos e tecnológicos em parceria com universidades de todo o país.

"São Paulo não é à toa o Estado mais desenvolvido da federação, com as grandes universidades que nós temos e com a Fapesp que tem dado apoio para todas as universidades do Brasil", afirmou o presidente Carlão Pignatari.

Em comemoração aos 60 anos de atividade, a Fapesp tem realizado, desde julho do ano passado, conferências mensais que reúnem especialistas do Brasil e do mundo para debater temas como mudanças climáticas, biodiversidade, violência e educação, entre outros. A Alesp participa por meio do ILP (Instituto do Legislativo Paulista).

Até o final de 2022, estão programadas mais oito conferências que podem ser conferidas pelo portal oficial da Fapesp, em https://60anos.fapesp.br/conferencias.

Durante o evento, Carlão Pignatari manifestou a gratidão pelo trabalho desempenhado pela fundação durante a pandemia. "[Em São Paulo] quem nos salvou foram os respiradores que a USP, em parceria com a Fapesp, desenvolveu e salvou muitas vidas naquele momento. Quero agradecer a cada um dos pesquisadores e da história de 60 anos que foi construída para melhorar a vida das pessoas", disse.

Em 2021, a Fapesp lançou o site https://ods.fapesp.br/, em que apresenta o portfólio de programas e projetos apoiados pela Fundação para cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU, com o intuito de facilitar o acesso às pesquisas relacionadas e subsidiar políticas públicas nas diferentes áreas.

"Hoje estou deputado e presidente da Assembleia, mas além de tudo sou cidadão paulista e tenho muito a agradecer a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo", afirmou Carlão Pignatari.

alesp