Celebração a Portugal é realizada na Assembleia Legislativa


25/06/2019 16:47 | Comemoração | July Stanzioni - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg236357.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Arnaldo Faria de Sá, Paulo Jorge Nascimento, Carlão Pignatari, Manoel Pereira Calças e Manuel Magno Alves<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg236354.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Arnaldo Faria de Sá, Paulo Jorge Nascimento e Carlão Pignatari<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg236355.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlão Pignatari, Manoel Pereira Calças e Manuel Magno Alves<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg236356.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg236358.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg236359.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na noite desta segunda-feira (24/6) aconteceu no Plenário Juscelino Kubitschek uma sessão solene em comemoração ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, comemorado em 10 de junho.

A presença lusitana no Estado de São Paulo se espalha por mais de setenta comunidades. Essa herança cultural foi destacada pelo Presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira, Manuel Magno Alves. "São elas que fortalecem nossas raízes, onde se uniram nossos primeiros imigrantes. Essas comunidades sustentam a lusofonia através de seus participantes que atuam em diversas áreas, nos mais diversos elementos da nossa economia", declarou.

O Cônsul Geral de Portugal, Paulo Jorge Nascimento, fez questão de ressaltar que Brasil e Portugal são um só e que se sentiu muito honrado com a homenagem aos lusitanos.

"Quero agradecer a Assembleia Legislativa por essa iniciativa, pelo reconhecimento de que há uma vasta comunidade portuguesa em São Paulo. A história de Portugal está de uma forma umbilical ligada ao Brasil e naturalmente ao Estado de São Paulo".

A solenidade contou com dezenas de autoridades do Brasil e de Portugal, como o desembargador Manoel de Queiróz Pereira Calças, que contou sobre a história jurídica portuguesa por aqui. "Pouca gente sabe que o Tribunal de Justiça da Bahia tem 410 anos, é o primeiro tribunal do continente americano".

O deputado Carlão Pignatari (PSDB), proponente da homenagem, ressaltou a importância do congraçamento na casa legislativa paulista. "Um dia muito importante pra gente relembrar os nossos irmãos que colonizaram o nosso país, isso é muito importante para todos nós".


alesp