Dia Internacional de Combate às Drogas alerta sociedade sobre riscos da dependência


25/06/2019 15:46 | Combate às Drogas | Laysla Jacob

Compartilhar:

Imagem ilustrativa (fonte: Pixabay)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg236377.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

26 de junho é o Dia Mundial de Combate às Drogas. A data, definida pela Organização das Nações Unidas, foi instituída com o objetivo de alertar para os riscos da dependência química, esclarecer sobre as consequências e informar a população a respeito da importância do tratamento dos usuários e dependentes. Além disso, a data pretende reforçar o compromisso firmado por diversas nações de combate ao uso de drogas lícitas e ilícitas, assim como erradicar o tráfico internacional dessas substâncias.

Os riscos à saúde e o prejuízo do convívio social estão entre as principais consequências que as drogas podem trazer. O abuso de substâncias legais (cigarros, bebidas alcoólicas, medicamentos, e outras), assim como ilegais (cocaína, maconha, LSD, etc) podem propiciar insuficiência cardíaca, pulmonar e distúrbios psiquiátricos.

O consumo de substâncias que tornam o usuário dependente já é tratado por autoridades como uma questão de saúde pública e segurança, no que diz respeito ao tráfico e a venda ilegal.



Frente de Combate às Drogas

Nesta semana foi lançada na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar de Combate e Enfrentamento às Drogas, pelo deputado Rafa Zimbaldi (PSB). "A iniciativa é tornar constante o debate sebre o tema. Não podemos mais ver nossas crianças e adolescentes serem consumidos pelas drogas. O estado precisa criar políticas públicas de enfrentamento ao problema e, mais do que isso, prevenir o uso indiscriminado das drogas", afirmou. O objetivo do grupo será discutir e viabilizar medidas no âmbito estadual tanto para o tratamento para os usuários das substâncias assim como para prevenir o uso.

Um dos projetos de lei relativos ao assunto é o PL 248/2019, do deputado Rodrigo Gambale (PSL). A proposta busca estender o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) para alunos de todas as escolas no Estado, assim como abranger o Ensino Médio. "O Proerd corresponde a um esforço integrado e cooperativo entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, procurando preparar as crianças e os adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis na condução de suas vidas. Utilizando estratégias pedagógicas adequadas, o policial militar fornece ensinamentos aos alunos para que se tornem bons cidadãos, resistam à oferta de drogas e evitem à violência", justifica o autor. O programa foi implantado em 1993 e nele as polícias militares em todo o país realizam atividades e aulas para levar informação a estudantes da educação infantil até o 7º ano do Ensino Fundamental.



Tratamento

Como um modo de combater o uso de drogas, órgãos públicos e autoridades têm buscado soluções para a questão. Aqueles que precisam de tratamento e apoio podem contar com os serviços prestados pelas UBSs (Unidade Básica de Saúde). Por meio delas, é possível receber encaminhamentos até equipes especializadas, com médicos, psicólogos e assistentes sociais, para receber o acompanhamento. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são gratuitos.

alesp