Alesp recebe empresários chineses e debate mais investimentos no Estado


25/07/2019 13:42 | Reunião | July Stanzioni Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg237189.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Zhang Wei e Damaris Moura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg237190.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Zhang Wei<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237191.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Zhang Wei, Dra. Damaris Moura e Markos Henrique<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237192.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dra. Damaris Moura	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237193.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237194.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Cerca de cinquenta empresários chineses " comerciantes, médicos, agentes culturais e do setor de infraestrutura - estiveram na quinta-feira (25/7) na Assembleia Legislativa em reunião com a deputada Dra. Damaris Moura (PHS).

"Primeiro preciso explicar que é um motivo pessoal. Sou casada com um chinês há quase vinte anos e naturalmente essa é uma razão muito especial que me aproxima dessas comunidades. Estou sempre frequentando os eventos e interagindo com esses grupos e agora, com o mandato, é uma oportunidade de trazê-los para perto deste contexto público", contou a parlamentar.

Ainda segunda a deputada, seu mandato quer caminhar nessa direção de aproximar os dois pontos econômicos. "Hoje nós temos um ambiente no Estado de São Paulo, promovido pelo nosso governador João Doria, propício e favorável para o empreendedorismo. E desta maneira eu tenho trazido a comunidade para conhecer as possibilidades, especialmente para enfatizar e reforçar este ambiente tão favorável ao empreendimento no Estado de São Paulo, gerando renda e emprego. Esse é um objetivo importantíssimo para São Paulo".

A comunidade chinesa alocada na cidade de São Paulo já realizou neste ano doações para o Hospital das Clinicas, para a Fundação Hospital Público de São Paulo, além de organizar o Festival da Imigração em 2018.

Outra questão importante foram os recursos financeiros trazidos pela comunidade para as áreas da integração cultura Brasil-China. Dois países empreendedores. E os chineses querem contribuir ainda mais para o desenvolvimento do Estado, como afirmou Feng Bo, secretário-geral da Câmara de Comércio Brasil/China.

"Brasil é muito grande, como a China. Brasil e China têm demandas. China é muito grande, precisa de produtos, agricultura. Brasil é grande e tem tudo isso de recursos e China tem demanda. Isso é parceria", declarou.

E, para Bo, o Estado paulista é estratégico para esse comércio de mão dupla. "São Paulo é o maior lugar para fazer negócio. Aqui temos mais chineses imigrantes do que em outro lugar. Aqui é mais fácil para importação e exportação"

Nas últimas décadas, o Brasil virou o foco de investimento dos chineses. Dos 300 mil que vivem no Brasil, 260 estão em São Paulo. O país se transformou no segundo maior destino de investimento em infraestrutura deles, perdendo espaço apenas para os Estados Unidos.

Segundo informações, em 2018, os chineses investiram mais de 20 bilhões de dólares em ativos brasileiros. Zhang Wei, presidente da Associação Chinesa do Brasil, cuida de 55 associações existentes da qual ele representa. "Foi uma grande honra poder participar do evento e será mais uma plataforma para desenvolvimento da parceria Brasil-China. Ainda existe muito espaço para crescimento desta parceria entre os nossos países", finalizou.


alesp