Programa Educação e Sustentabilidade recebe homenagem


25/09/2019 09:15 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Castello Branco

Compartilhar:

Exposição na companhia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240426.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com histórico de grande legado da empresa, destacando o de fomento à leitura, no dia 30/9, às 10h, a Alesp fará uma sessão solene com menção honrosa ao programa Educação e Sustentabilidade da Companhia Melhoramentos de São Paulo. A homenagem aos 129 anos de seu trabalho no Brasil será feita pelo deputado Castello Branco. "Projetos como esses têm de ser reconhecidos por suas contribuições ao desenvolvimento sustentável do Estado", disse.

Em 129 anos, todos os negócios da Cia Melhoramentos focaram, literalmente, na melhoria: seja da infra-estrutura das cidades, da cultura das pessoas, da qualidade de vida do brasileiro e/ou do meio ambiente. Desde 1915, um dos seus braços, a Editora Melhoramentos, já lançou 11 mil livros. Atualmente tem mais de 1700 livros ativos no catálogo nas categorias infantil, juvenil, gastronomia, dicionários Michaelis, entre outros títulos digitais e de referência.

Entre as curiosidades estão as primeiras edições dos livros Patinho Feio e, móveis originais que resgatam o ambiente do escritório antigo da Cia. Melhoramentos, além de cédulas que foram impressas pela Editora na época da Revolução de 1932, quando se tornou a Casa da Moeda Paulista. Pode-se ver ainda exemplares de matrizes de litogravura - técnica que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (pedra calcária) com um lápis gorduroso, que dava origem aos livros.


alesp