Avanços para pessoas com deficiência

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
25/09/2020 10:28 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Adriana Borgo

Compartilhar:

Adriana Borgo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2020/fg255119.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O mês de setembro é marcado por uma data especial - 21/9 - Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Uma das mais importantes bandeiras do mandato da deputada Adriana Borgo.

A parlamentar tem atuado na defesa dessa pauta e já apresentou dois projetos de lei sobre o tema: o PL 719/2019, que garante horário especial de trabalho para o servidor público com necessidades especiais ou que tenha familiares e dependentes nessa condição. O intuito do projeto é viabilizar os tratamentos médicos e outros recursos terapêuticos, que muitas vezes são disponíveis em horário comercial.

Outro projeto é o PL 1.172/2019, que versa sobre a isenção de pedágio para pessoas com necessidades especiais, projeto que se justifica pela necessidade de mobilidade dessas pessoas para busca de tratamentos, que muitas vezes estão disponíveis em outros municípios.

Um avanço importante do mandato foi a conquista do Naecap - Núcleo de Atenção Especial à Criança e Adolescente de Pedreira Antony Borgo, na cidade de Pedreira, cuja instalação foi possível graças ao recurso encaminhado através de emenda parlamentar.

"Sou mãe adotiva de uma jovem especial e também avó de uma criança, que hoje não está mais entre nós, mas que abriu meus olhos e meu coração para a realidade de muitas famílias, que enfrentam batalhas diárias por inclusão, dignidade e qualidade de vida para seus filhos com necessidades especiais, que muitas vezes são ignorados pelo Poder Público." explicou a deputada.


alesp