Dia Marielle Franco marca luta contra genocídio da mulher negra


25/10/2019 11:04 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:

Márcia Lia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242742.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Márcia Lia protocolou projeto de lei que institui o Dia Marielle Franco em São Paulo. A proposta prevê que todo dia 14 de março seja lembrado no calendário oficial do Estado como o Dia de Luta Contra o Genocídio da Mulher Negra.

A data é a mesma em que a vereadora Marielle Franco (PSOL) e o motorista Anderson Gomes foram assassinados no Rio de Janeiro, em 2018. Os mandantes do crime ainda não foram descobertos.

"O assassinato de Marielle e Anderson fere diretamente a luta pela garantia dos direitos humanos e faz vítima uma mulher negra, lésbica e periférica que defendia a população dos morros, em especial as mães negras que são chefes de família nas favelas do Rio de Janeiro. Marielle é um símbolo de luta e de resistência e sua história nunca será esquecida ou apagada", justificou a deputada Márcia Lia.

O projeto de lei de Márcia Lia propõe a organização de uma série de atividades na data, feitas por uma comissão composta por grupos e entidades de proteção à mulher negra no Estado de São Paulo, para estimular o debate sobre os problemas afetos à mulher negra que culminam na violência. Essa programação deve ser apoiada pela Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania e será coberta com dotação orçamentária específica.

alesp