"Privatizar a Sabesp é uma insanidade e um desrespeito ao nosso estado", diz Deputada
25/10/2023 18:19 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria da deputada Ana Perugini

Em entrevista a uma emissora de rádio, deputada criticou proposta do governador Tarcísio de Freitas; parlamentar realiza audiência pública em Hortolândia nesta quinta-feira (26)
A deputada estadual Ana Perugini criticou, na manhã desta quarta-feira (25), a proposta de privatização da Sabesp apresentada pelo governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas. Em entrevista à rádio Massa FM Campinas, a parlamentar refutou os argumentos de que a desestatização vai garantir a redução de tarifa para o consumidor e a universalização dos serviços de saneamento básico nos 375 municípios atendidos pela companhia e disse que o governo já tem recursos para fazer os investimentos necessários.
"Na proposta que chegou à Assembleia Legislativa, o governo se propõe a criar um fundo e aplicar 30% do que receber com a privatização, além de eventuais lucros e dividendos que obtiver com as ações que permanecerem em suas mãos, para investir na universalização e na redução da tarifa. Se vai entregar lucros e dividendos após a privatização para essa finalidade, por que hoje, que tem mais de 50% das ações e é sócio majoritário, o governo já não o faz?", perguntou a parlamentar, durante participação no programa Microfone Aberto.
De acordo com Ana Perugini, em 2022, a Sabesp já tinha em caixa recursos suficientes para universalização do saneamento no estado. "Nós temos a maior empresa de saneamento da América Latina e uma das maiores do mundo, com corpo profissional altamente qualificado, só precisa da decisão política", comentou a deputada.
Além de desconstruir a argumentação do governo de benefício financeiro ao estado com a privatização, a parlamentar citou exemplos de estados que entregaram os serviços de água e esgoto à iniciativa privada e sofrem com tarifas altas e queda na qualidade do atendimento. Em Tocantins, aconteceu privatização e, logo depois, foi revertida porque caiu muito a prestação do serviço e aumentou a tarifa. No Rio de Janeiro, também houve desestatização, aumento de tarifa e já tem manifestação porque o serviço ficou deficitário".
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Ana Perugini, que integra a Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais na Assembleia Legislativa, convidou especialistas em saneamento básico, deputados, como o coordenador da Frente Parlamentar contra a Privatização da Sabesp, Emídio de Souza (PT), prefeitos, vereadores, lideranças, dirigentes partidários, além de moradores de Hortolândia e outros municípios da região de Campinas.
"É um assunto que interessa não apenas aos municípios atendidos pela Sabesp, como as cidades que dependem do Sistema Cantareira, que hoje é administrado pela companhia. Por isso, convidamos todos a estarem conosco e discutir essa proposta
A audiência pública contará com a presença de especialistas em saneamento básico, deputados, como o coordenador da Frente Parlamentar contra a Privatização da Sabesp, Emídio de Souza (PT), prefeitos, vereadores, lideranças, dirigentes partidários, além de moradores de Hortolândia e outros municípios da região de Campinas.
FRENTE DA SABESP
Em seu terceiro mandato como deputada estadual, Ana Perugini coordenou a Frente parlamentar de Acompanhamento das Ações da Sabesp entre 2007 e 2014, por meio da qual fiscalizou o trabalho da empresa no estado e ajudou prefeitos de várias cidades a reivindicarem saneamento básico de qualidade.
PROJETO DE LEI
O projeto de lei do governador Tarcísio de Freitas, que prevê a entrega do controle da companhia estadual à iniciativa privada, foi enviado à Alesp na última terça (17), em caráter de urgência, e terá prioridade no processo de tramitação e na votação. Antes de chegar à Alesp, a proposta foi questionada pelo TCM-SP (Tribunal de Contas do Município de São Paulo) e por partidos políticos que tentam barrar o processo na Justiça.
PARTICIPE
Audiência Pública sobre a Privatização da Sabesp
Nesta quinta, 26/10, às19h
Câmara de Hortolândia
Notícias relacionadas
- Deputado participa de posse do movimento PL Defesa e reforça apoio ao direito à legítima defesa
- São Luiz do Paraitinga receberá apoio de deputado para fortalecer o turismo local
- Deputada recebe o Prêmio Destaque Parlamentar no Celebration Awards Brasil 2025
- Artigo: 'Cala boca, mulher!'
- Audiência pública debate impactos da privatização da saúde
- Aprovado PLC 135: vitória histórica para os policiais militares do Estado de São Paulo
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Alesp aprova criação e reestruturação das carreiras de especialista Social, Ambiental e Agropecuário
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Aprovado PLC 135: vitória histórica para os policiais militares do Estado de São Paulo
- Alesp aprova mudanças na reserva militar e programa contra jogos e apostas
- Reajuste salarial dos servidores públicos pauta 74ª Sessão Ordinária; assista
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Transporte por motocicletas e SAC: Alesp aprova projetos para setor de serviços do estado
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações