Defesa do respeito à vontade da parturiente na escolha do parto


26/03/2019 11:21 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Janaina Paschoal

Compartilhar:

Janaina Paschoal (à dir.) e representantes das instituições<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg232027.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Janaina Paschoal visitou na sexta-feira (22/3) a Casa Ângela de Parto Humanizado. Em São Paulo desde 2009, a casa é uma iniciativa da Associação Comunitária Monte Azul, e funciona 24 horas por dia com ambulatórios de pré-natal, puericultura e aleitamento. Desde sua criação, mais de mil crianças nasceram na instituição.

Janaina apresentará um projeto de lei que garanta às mães cujos bebês em seus ventres estejam maduros (entre 39 e 40 semanas), ao manifestarem sua vontade de ter um parto cesáreo, que sejam atendidas.

A parlamentar visitou a casa para conhecer mais sobre a realidade dos partos realizados pela rede pública. "O parto cesáreo não é uma questão de comodidade, mas a salvaguarda da vida de uma criança pronta para nascer e que cuja mãe, muitas vezes, é mandada de volta para casa até que o parto normal tenha início (em função de uma verdadeira obsessão pelo parto normal) e acaba ocasionando anóxia (asfixia fetal), levando crianças à morte em uma circunstância grave, triste e desnecessária", afirmou Janaina.

Segundo ela, faltam a clareza e a força de uma lei. "É necessária uma legislação estadual que conceda esse direito às mulheres, não somente para lhes respeitar a vontade manifestada, mas para garantir a vida das crianças, que deve se sobrepor a qualquer outra coisa", concluiu.


alesp