Celebração do Dia do Soldado Constitucionalista

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
26/05/2020 15:23 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Tenente Nascimento

Compartilhar:

Tenente Nascimento (foto de arquivo)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2020/fg249151.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

23 de Maio é uma data que dá nome a uma das principais avenidas de São Paulo e celebra também o Dia do Soldado Constitucionalista. Em tempos de pandemia, não foram possíveis as celebrações nas ruas, mas o deputado Tenente Nascimento (PSL) usou suas redes sociais para prestar homenagem aos soldados heróis da democracia.

Há 88 anos, no dia 23 de maio de 1932, na Praça da República, na capital, um grupo de estudantes e outras pessoas, participavam de uma manifestação contra o governo provisório de Getúlio Vargas, exigindo a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte.

A fim de acabar com aglomeração, a tropa de soldados getulistas abriu fogo contra os manifestantes, resultando a morte dos estudantes: Mario Martins de Almeida, Euclides Bueno Miragaia, Dráuzio Marcondes de Souza, e Antônio Américo Camargo. Orlando de Oliveira Alvarenga, ficou gravemente ferido e faleceu dias depois, no hospital.

O episódio originou o movimento MMDCA, sigla que faz referência aos nomes desses soldados considerados heróis da democracia brasileira. Graças a esse movimento o governo federal reconheceu que os paulistas lutavam por uma causa justa. E assim, em 1934 e depois em 1946, o governo promulgou a Constituição.

"O Dia 23 de Maio é uma linda data e digna de ser lembrada, porque graças a ela foi possível manter em pé a nossa bandeira e possibilitou estarmos hoje debaixo de uma Constituição verdadeira. Parabéns aos nossos eternos soldados constitucionalistas!", comemorou Tenente Nascimento.


alesp