PDO apura irregularidades em hospital

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
26/05/2020 14:14 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da Adriana Borgo

Compartilhar:

Adriana Borgo (ao centro)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2020/fg249139.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os deputados que compõem o Parlamentares em Defesa do Orçamento (PDO) estiveram, na terça-feira, 19/5, no Hospital Geral Vila Nova Cachoeirinha para conferir uma denúncia encaminhada pelo senador Major Olímpio de supostas irregularidades, entre elas a falta de EPI e descaso com profissionais infectados pela Covid-19. No local, o grupo constatou que os equipamentos são, de fato, insuficientes e encontrou ainda outras irregularidades.

Havia poucos usuários circulando nas dependências do hospital, muitos leitos vazios e camas, inclusive novas, empilhadas nos corredores.

De acordo com informações do diretor técnico de saúde, Seme Sadala Sarraff, o equipamento conta com 188 leitos, entre enfermagem, UTI e retaguarda. Entre 20/3 a 14/5, o hospital atendeu 1770 pessoas e registrou 45 óbitos por Covid. Atualmente, dos 22 leitos de UTI, 17 estão ocupados.

Ao todo, são 1.070 profissionais de saúde, sendo 65 atuando na UTI. O diretor afirmou que 26 estão afastados por contaminação pela Covid, sendo três médicos.

Magali Butenas, responsável pelo controle de infecção, afirmou que a ausência de testes sorológicos dificulta o mapeamento da situação de saúde dos profissionais.

O PDO constatou ainda diversos profissionais trabalhando, inclusive, em ala de contaminação, sem o uso de máscara.

No setor de almoxarifado, a enfermeira Simone Tosi mostrou alguns materiais do estoque: aventais laminados e descartáveis, óculos de proteção, protetor facial e máscaras, inclusive N95.


alesp