Renovação da concessão da Malha Ferroviária Paulista

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
26/05/2020 15:20 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Sebastião Santos

Compartilhar:

Sebastião Santos (à dir.) <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2020/fg249149.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Após oito anos de muita luta e trabalho na busca de soluções e melhorias na Malha Ferroviária Paulista, principalmente nas regiões de Barretos e São José do Rio Preto, o deputado Sebastião Santos (Republicanos) pode explanar com alegria sobre a notícia do ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, que, dia 21/5, autorizou a renovação antecipada do contrato de concessão entre o Governo Federal e a Rumo Logística. O parecer foi aprovado por trinta anos e irá beneficiar os trechos de Araraquara, Pradópolis, Barretos e Colômbia. O investimento na malha paulista deve chegar aos R$ 6 bilhões.

O parlamentar explicou a importância da concessão antecipada da malha férrea paulista, sobre o montante das ações de geração de emprego e renda, além dos benefícios para agricultura regional e o fomento de produtos e serviços essenciais aos polos industriais de cada município paulista. "É de grande valia para a região de Barretos, pois ajudará não somente o Estado de São Paulo, mas como municípios da malha que ligam Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Paraná", disse o deputado. "Uma das nossas lutas é poder trazer a Barretos um porto seco, interligando o aeroporto com a ferrovia e as rodovias estaduais e federais", afirmou.

Dentro do projeto está incluso também o contorno ferroviário que abrange a malha que passa por São José do Rio Preto, Mirassol e Cedral. Os recursos da concessão da renovação serão utilizados para construção do contorno que terá extensão de 53,8 quilômetros com custo estimado de R$ 540 milhões.


alesp