Sessão solene comemora o Dia Estadual da Liberdade Religiosa


26/05/2020 23:07 | Comemoração | Luiz Rheda - Foto: Sergio Galdino

Compartilhar:

Sessão solene virtual Liberdade Religiosa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2020/fg249179.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Doria participa da sessão solene virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2020/fg249187.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dra. Damaris Moura participa da sessão solene virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2020/fg249181.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene virtual Liberdade Religiosa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2020/fg249182.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cauê Macris participa da sessão solene virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2020/fg249183.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene virtual Liberdade Religiosa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2020/fg249184.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene virtual Liberdade Religiosa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2020/fg249185.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene virtual Liberdade Religiosa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2020/fg249186.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene virtual Liberdade Religiosa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2020/fg249180.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta terça-feira (26/5), a Assembleia Legislativa sediou o primeiro Fórum Internacional de Liberdade Religiosa e Cidadania, em celebração ao Dia Estadual da Liberdade Religiosa, comemorado na última segunda-feira. O encontro, que aconteceu em ambiente virtual, contou com a participação de líderes nacionais e internacionais de diversas crenças.

Durante a sessão solene, os presentes debateram, dentre outras coisas, formas de garantir o direito ao exercício da fé durante a pandemia de Covid-19. Para a deputada Dra. Damaris Moura (PSDB), organizadora do evento, "o decreto estadual de quarenta em São Paulo não restringiu ou suprimiu, em qualquer ponto, a liberdade religiosa ou de expressão nesse período porque ele preservou o núcleo essencial da religiosidade", explicou.

O presidente da Alesp, deputado Cauê Macris (PSDB), elogiou a realização do encontro e disse que ninguém pode ser privado da liberdade de religião. "Esse é um direito garantido pela Constituição Federal e na Assembleia Legislativa todos os deputados podem defender, em eventos como esse, por exemplo, qualquer religião professada no Estado", afirmou.

Segundo dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), realizado em 2010, mais de 90% da população de São Paulo possui alguma crença. De acordo com os registros de boletins de ocorrência feitos pela Polícia Civil, em 2019 o número de casos de intolerância religiosa aumentaram cerca de 20% no Estado, quando comparado com o ano anterior.

Também presente no evento, o governador João Doria (PSDB) ressaltou que é preciso união e tolerância entre as diversas formas de pensamento e crença, principalmente durante a pandemia. "A liberdade religiosa é uma tradição em São Paulo. A capacidade de conviver com a diferença é o que torna o mundo mais feliz, alegre e melhor de se viver. Agora, mais do que nunca, é preciso diálogo, compreensão e união", disse.

Ao longo dos próximos dias, conforme programação da Semana Estadual de Liberdade Religiosa, serão realizados outros eventos para debater o tema.


alesp