Sessão solene na Alesp homenageia um dos pioneiros na luta pela redemocratização do Brasil

Em evento organizado pelo deputado Luiz Fernando, o ex-sindicalista Juno Rodrigues Silva, o Gijo, recebeu o Colar de Honra ao Mérito Legislativo
26/05/2023 20:32 | Reconhecimento | Fábio Gallacci - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Homenagem a Gijo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg302059.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem a Gijo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg302060.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem a Gijo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg302061.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem a Gijo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg302062.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem a Gijo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg302063.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em uma sessão solene realizada nesta sexta-feira (26) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, organizada pelo deputado Luiz Fernando (PT), o ex-metalúrgico e atual comerciante Juno Rodrigues da Silva, mais conhecido como Gijo, recebeu o Colar de Honra ao Mérito Legislativo. "Essas homenagens, nós temos que fazer em vida. O Gijo, como é mais conhecido, estava desde o início das lutas ao lado do Lula. Ele acompanhou e ajudou em todo o processo da redemocratização do País, seja no sindicato, na rua ou nas portas das fábricas", lembrou o parlamentar.

Ainda de acordo com o deputado, Gijo é uma pessoa com uma longa folha de serviços prestados a São Bernardo do Campo. Além das lutas dos passados por mais direitos e respeito aos trabalhadores, ele atualmente é um renomado comerciante na região onde vive e tem atuado firmemente em prol da segurança da comunidade. "É uma pessoa abnegada e vem de uma origem muito simples, que sempre se preocupou com o coletivo. Hoje, está engajado na luta por mais segurança, sempre ao lado das polícias Civil e Militar com os Consegs", confirmou Luiz Fernando, apontando o homenageado como um exemplo a ser seguido pelos mais jovens: "Que isso possa estimular tantos outros. Que as pessoas vejam que, sem luta, não há vitória", comentou.

Orgulho

Emocionado com a homenagem, Gijo fez questão de lembrar da família. "Me sinto muito orgulhoso pelo meu Estado, através da Alesp, ter concedido essa homenagem. É São Paulo das 13 listras, como dizia meu pai, orgulho do Brasil", agradeceu.

Sobre a sua trajetória até aqui, o homem de 81 anos prefere valorizar o trabalho em grupo e não apenas as suas ações individuais. "Atuar no sindicato me ensinou o caminho para ajudar o próximo. Juntos, nós contribuímos para devolver a democracia ao Brasil", lembrou.

Para finalizar, Gijo provou que ainda está firme e atento ao que se passa no terreno da defesa dos trabalhadores. "O movimento sindical se aperfeiçoou com as novas formas de comunicação, com a ajuda do celular, por exemplo. Esses movimentos ainda têm uma raiz muito forte por aqui. O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC ainda é um dos mais ativos do Brasil, senão do mundo", garantiu o homenageado, sem perder a paixão.


alesp