Ação policial contra violência urbana e Orçamento para 2021 são temas na tribuna

Regras para o processo de remoção dos servidores de apoio escolar também são debatidas
26/10/2020 17:16 | Plenário | Mauricia Figueira - Foto: Sergio Galdino

Compartilhar:

Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2020/fg256679.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2020/fg256680.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2020/fg256681.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2020/fg256682.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2020/fg256683.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2020/fg256684.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Remoção do quadro de apoio escolar e reação de policial a tentativa de assalto foram alguns dos assuntos tratados na tribuna da Alesp na tarde desta segunda-feira (26/10).

O deputado Carlos Giannazi (PSOL) iniciou o Pequeno Expediente informando que protocolou representação junto ao Ministério Público estadual contra a Portaria 8, de 2020, da Secretaria de Educação. A portaria aborda os critérios e prazos para remoção dos servidores do quadro de apoio escolar. Segundo Giannazi, "os servidores não tiveram remoção no ano passado, não estão tendo neste ano e não terão no ano que vem pois, pela portaria, a remoção só vai acontecer em 2022".

Em seguida, o deputado Coronel Telhada (Progressistas) comentou o caso de uma policial militar do 38º BPM que reagiu a tentativa de assalto na semana passada. "A soldado Denise estava de folga, indo para casa, quando foi atacada por dois motociclistas. Ela foi obrigada a reagir. Estava armada, acabou baleando um dos vagabundos". De acordo com Telhada, o comandante interino do 38º BPM havia proibido soldados de segunda classe andarem armados. "Tão logo soube dessa ordem absurda, entrei em contato com o comandante-geral, coronel Alencar, que de imediato mandou revogar a ordem. Quero agradecer ao comandante- geral, graças à ação rápida dele impediu que ela fosse estuprada, morta, ou no mínimo roubada naquela situação. Essa policial estava armada, pôde reagir à altura", observou Telhada.

O deputado Gil Diniz (sem partido) também considerou positiva a ação da policial. "Parabéns à soldado Denise que prontamente reagiu àquele assalto. Um vagabundo faleceu no local, outro saiu mancando, tomara que pelo menos seja preso".

O deputado Carlos Giannazi voltou à tribuna para manifestar apoio à greve dos trabalhadores da Bayer, em São José dos Campos, anunciada na manhã de hoje. "Essa multinacional alemã está ameaçando demissão em massa, em plena pandemia, cortando 20% de seus trabalhadores".

Finalizando a sessão, Giannazi expressou discordância quanto a valores da Peça Orçamentária para 2021. "Estamos chocados com os cortes que estão ocorrendo nas áreas sociais. Todos os orçamentos do governo estadual encaminhados à Assembleia Legislativa nos últimos anos são antipopulares, limitando investimento nas áreas sociais, só que essa extrapolou. Mais de 800 milhões de reais foram retirados do SUS, da saúde pública, em plena pandemia".


alesp