Comissão debate Plano para Ciência e Tecnologia em São Paulo


27/11/2019 16:58 | Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação | Luiz Rheda - Foto: Sérgio Galdino

Compartilhar:

Parlamentares na comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244672.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sergio Victor preside a comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244674.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sergio Victor e Carlos Henrique de Brito Cruz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244673.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Henrique de Brito Cruz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244675.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares na comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244676.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244677.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Para discutir políticas públicas voltadas ao desenvolvimento tecnológico do Estado, a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação realizou um debate nesta quarta-feira (27/11) sobre o Plano Diretor de Ciência e Tecnologia de São Paulo. O encontro, que aconteceu no plenário José Bonifácio, contou com a presença de Carlos Henrique de Brito, diretor científico da Fapesp. Para ele, o Poder Legislativo desempenha um papel importante ao possibilitar o debate sobre diferentes ideias para inovação. "Promover a discussão, aqui na Alesp, sobre os instrumentos que auxiliarão o avanço e desenvolvimento harmônico do sistema de pesquisa no Estado é, sem dúvida, uma grande contribuição", argumentou.

Em São Paulo, existem hoje 169 instituições públicas ou sem fins lucrativos que atuam com ciência e tecnologia. De acordo com a última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado possui cerca de 17 mil empresas inovadoras que investem em pesquisas para criar ou aprimorar algum produto.

O deputado Sérgio Victor (NOVO), presidente da comissão, elogiou a iniciativa de criar um plano que estruture as ações do setor. "Apesar de o plano ainda não ser algo institucionalizado, o momento agora é de incentivar a aplicação do que foi delineado até então", explicou.

Além dos já citados, participaram do encontro os deputados Beth Sahão, Castello Branco, Ed Thomas e Mauro Bragato.

alesp