Central de Atendimento ao Surdo será criada no estado


27/02/2019 18:50 | Projeto Aprovado | Laysla Jacob - Foto: Carol Jacob

Compartilhar:

Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230739.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os cidadãos com deficiência auditiva terão uma central de atendimento específica para auxiliá-los em questões públicas que exigem a atuação de um intérprete. De acordo com projeto aprovado pelo Plenário da Alesp na terça-feira (26/2), o estado deverá implantar a Central de Atendimento ao Surdo (CAS) em municípios com grande número de habitantes.

Os deficientes auditivos poderão ser atendidos por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). As centrais possuirão no mínimo dois intérpretes permanentes para o atendimento, que prestarão auxílio em questões públicas e também poderão acompanhar o usuário nos casos em que seja necessária a locomoção até uma instituição estadual.

A medida também define que o CAS deve realizar atendimento itinerante em festas e eventos estaduais, para facilitar a comunicação e garantir que os usuários desfrutem as festividades.

Para o deputado Luiz Gonzaga Vieira (PSDB), autor da proposta, essas estruturas terão um papel importante na vida das pessoas. "Essas centrais terão como objetivo atender a todos que precisam de apoio em suas tarefas. Queremos que o estado atenda a necessidade desses que já sofrem bastante por não ter tal amparo."

O Projeto de Lei 20/2019 segue agora para sanção pelo governador.

alesp