Comissão é favorável a atividades de conscientização e prevenção em saúde


27/02/2019 18:00 | Saúde | Da Redação - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Parlamentares na comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230627.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Saúde	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230624.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Guilherme Nascimento e Edmir Chedid<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230625.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edmir Chedid preside a comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230626.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares na comissão	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230628.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230623.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os deputados da Comissão de Saúde da Alesp mostraram-se favoráveis a programas estaduais e campanhas para conscientizar a população sobre a importância da prevenção de doenças e estimular essa prática. A reunião foi presidida pelo deputado Edmir Chedid (DEM) e ocorreu na terça-feira (26/2), no plenário Tiradentes.

A instituição de dois programas estaduais relacionados a doenças recebeu parecer favorável da comissão.

Ambos de autoria do deputado Gil Lancaster (PSB), os projetos 54 e 60/2018 criam os programas de Prevenção à Aniridia e de Prevenção à Síndrome de Capgras, respectivamente. A proposta é que o Sistema Único de Saúde (SUS) realize avaliações médicas periódicas, exames clínicos e laboratoriais e campanhas de orientação, prevenção e tratamento dessas enfermidades. Para tanto, o estado poderá estabelecer cooperação com os municípios.

Os deputados foram favoráveis também à criação da Semana Estadual de Combate à Mortalidade Materna no Estado. De acordo com o Projeto de Lei 168/2018, da deputada Clélia Gomes (AVANTE), serão desenvolvidas atividades para conscientizar e estimular debates sobre o tema e conscientizar a população acerca do problema.

Na ocasião, os parlamentares também ouviram o presidente da Comissão Consultiva Mista do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), Guilherme Nascimento. Segundo ele, as conversas e acordos feitos com o governo sobre a transformação do Iamspe em autarquia de regime especial (Projeto de Lei Complementar 52/2018) já estão apresentando resultados.

Além do presidente da comissão, Edmir Chedid (DEM), estiveram presentes os deputados Carlão Pignatari, Cássio Navarro, Gilmar Gimenes e Hélio Nishimoto (todos do PSDB), Carlos Neder e Marcos Martins (ambos do PT), Doutor Ulysses (PV), Itamar Borges (MDB), Julio Cesar (PR) e Wellington Moura (PRB).


alesp